Durante este mês (outubro), os alunos de Alemão do Colégio Catarinense poderão participar de atividades que envolvem o aprimoramento da língua. As inscrições para a participação da gincana Autobahn e para a realização da prova de proficiência em língua alemã estão abertas, e as atividades acontecerão na UFSC, nos dias 23 e 24 de outubro.

A gincana Autobahn é uma espécie de jogo que foi criada na Finlândia há quatro anos por um alemão e tem sido praticada em várias escolas do Brasil. Baseada nas estradas de vias rápidas, comum nos países europeus, os participantes recebem pistas, sobre as quais devem percorrer e descobrir as cidades da Alemanha e da Áustria, em posse de um passaporte.

Passando pelas cidades, cada espaço do documento fictício deve ser carimbado, contanto que as atividades propostas sejam cumpridas. A atividade é parte de uma iniciativa de um programa do governo da Alemanha e do seu ministério de relações exteriores, e tem o intuito de aproximar os alunos da cultura alemã, bem como incentivar novos alunos a se interessarem pela língua alemã.

A gincana Autobahn não se restringe ao ensino de línguas estrangeiras e pode ser adaptada para todas as disciplinas voltadas à transmissão de informação e conhecimento.

Com essa mesma proposta de ensino de língua Alemã, o Colégio Catarinense, através do Projeto PASCH e do Instituto Goethe, oferece provas de proficiência em língua alemã, denominadas  FIT IN DEUTSCH, anualmente. Essa prova é dividida em duas modalidades, oral e escrita, e nelas serão testadas as quatro habilidades: ouvir, ler, escrever e falar. O aluno aprovado receberá um Certificado, reconhecido pelas instituições de ensino brasileiras e alemãs, que constitui um pré-requisito para concorrer à bolsa de estudos na Alemanha.

Em 2014, a prova será oferecida em dois níveis:
A1 – para os alunos que farão a prova pela primeira vez;
A2 – para quem já fez a prova A1.

As inscrições, mediante pagamento, serão realizadas no período de 1 a 10 de outubro, na tesouraria do Colégio Catarinense. O valor será:
A1 – R$ 65,00;
A2 – R$ 75,00.

A realização das provas será nos dias e horários especificados a seguir:
Prova Escrita
A1 – Dia 22/10/14 (quarta-feira) – das 14h às 15h30min;
A2 – Dia 22/10/14 (quarta-feira) ­– das 16h às 17h30min.
Prova Oral
A1 – Dia 27/10/14 (segunda-feira) – das 14h às 16h;
A2 –  Dia 27/10/14 (segunda-feira) – das 16h às 18h.

Um SIMULADO, com o objetivo de treiná-los para a prova, será oferecido aos candidatos:
A1 – Dia 2/10 (quinta-feira) – das 16h às 18h;
A2 – Dia 9/10 (quinta-feira) – das 16h às 18h.

Para mais informações, acesse: http://www.goethe.de/lrn/prj/pba/bes/ft1/ptindex.htm