A professora de alemão, Lourdes Claudete Schwade Sufredini, está em festa. Mais um dos seus alunos conquistou o prêmio oferecido pelo Goethe-Institut, em parceria com o Youth for Understanding.

O aluno Matheus Martins da Silva, da 3ª série C, foi selecionado pelo concurso Blickwechsel, que acontece em todas as escolas parceiras do PASCH (Schulen: Partner der Zukunft ou Programa Escolas: uma parceria para o futuro). Esse ano o tema do concurso foi hábitos de estudo e, durante a cerimônia realizada na sala VIP do Colégio Catarinense, o futuro intercambista apresentou seu trabalho, repleto de fotografias que expressam sua rotina no CC, aliado a pequenos depoimentos sobre momentos marcantes em sua vida estudantil. Projetos como Pinheiral, Olimpíadas e Lixo Zero foram citados pelo aluno, além de fotografias de seus familiares que já passaram pelo CC.

É a segunda vez consecutiva que um aluno do Colégio Catarinense ganha essa bolsa.  No ano anterior, o aluno Arthur Thives Mello foi contemplado e aproveitou a vitória do colega para enviar um recado direto da Alemanha, exibido durante a singela solenidade.

A professora Lourdes afirma que o intercâmbio de culturas e a capacidade de diálogo são essenciais. “Um ano na Alemanha vai fazer diferença na formação do Matheus. Ele é um jovem diferenciado pela postura, conduta, dedicação, caráter, respeito e preocupação com o próximo. Desejo muito sucesso a ele, principalmente quando colocar a relação entre a Alemanha e o Brasil em prática”, declarou a professora de alemão.

Estiveram presentes na cerimônia de homenagem ao aluno Matheus toda a direção do CC, as equipes da Unidade I e II, os representantes de serviço, a presidente da ADC, a assessoria acadêmica, intercambistas, familiares e amigos.

O prêmio foi entregue pelas mãos das diretoras do Youth for Understandig, Cláudia Martins e Lúcia Alt, do Instituto Goethe, com o qual o colégio tem uma parceria há mais de cinco anos. “As escolas do Pasch, parceiras do Goethe Institut, muito tem beneficiado, qualificado e potencializado o aprendizado e a formação dos nossos alunos que estudam o idioma, a cultura e os costumes da Alemanha, bem como oferecido aprimoramento constante através de seminários, cursos, viagens de imersão, estudos, aprofundamento e atividades na Alemanha”, afirmou o Diretor-Geral do CC, Padre Mário Sündermann, SJ, que aproveitou a oportunidade para destacar o excelente trabalho da professora Lourdes na condução da disciplina de Alemão, motivando os alunos no estudo do idioma e na participação em projetos e concursos oferecidos pelo Goethe Instituto e pelo PASCH.