O Colégio Catarinense, com o objetivo de atender às demandas surgidas no universo da educação de crianças na primeira e segunda infância, dimensionou um novo espaço de aprendizagem que objetiva qualificar ainda mais sua mediação acadêmica em busca da formação integral. Os espaços, antes ocupados pela Residência Jesuíta, sofreram transformações especialmente pensadas para atender crianças em suas necessidades cognitivas, estéticas, motoras e sociais. A reforma se estendeu pela totalidade do prédio e foi coordenada por uma equipe de profissionais sintonizados nas mais diversas necessidades infantis, relacionadas ao cuidado e à educação.

A existência desse espaço permitirá que nossas crianças explorem, descubram, observem, experimentem, construam, socializem-se, estabelecendo relações de afeto, elaborando conceitos e novos conhecimentos, além de se desenvolverem física, cognitiva e psicologicamente. Ao dimensionarmos essas transformações, a ampliação do contato com a natureza, o cuidado sensível com a Criação e a possibilidade de novos espaços de interação ocuparam lugar central.

O novo espaço revela o compromisso da Companhia de Jesus com a formação integral, fazendo jus a um legado de mais de quatro séculos dedicados à educação de qualidade. Essa robustez educacional, consolidada nos cinco continentes, conta com a habilidade e competência de educadores, jesuítas e leigos, dispostos a proporcionar a excelência humana e acadêmica em contextos e situações de contínua mudança. É com esse objetivo que o Colégio investe na formação continuada de seu corpo docente. A Unidade de educação I conta com uma equipe multidisciplinar, preparada para atender crianças de 3 a 10 anos, com muita competência e segurança nos diferentes aspectos.

Queremos garantir espaços criativos para o “ensinar” e o “aprender”, sempre considerando o perfil e as demandas dos nossos alunos. Atender bem a criança contemporânea pressupõe um espaço escolar repleto de desafios e possibilidades, que favoreça o convívio e promova a vida comunitária, o conhecimento do mundo físico, a vivência e a fruição das artes, o crescimento espiritual e os relacionamentos sociais. Por isso, investimos em espaços comunitários como pátio, cozinha pedagógica, quadras, oficinas, hortas, jardins e espaços multiuso.

As salas de aula reservam surpresas especiais. São amplas, arejadas, naturalmente iluminadas e equipadas com recursos digitais e de climatização.

O novo espaço foi cuidadosamente dimensionado para que as crianças se desenvolvam de modo alegre e criativo, cultivando valores, como: paz, respeito, solidariedade, amizade, convivência e fé, próprios da Pedagogia Inaciana, como horizontes de formação.

Convido a todos, alunos, educadores, jesuítas e pais, a fazerem desse espaço de aprendizagem um propício ambiente de crescimento humano e cristão, que seja a materialização da proposta pedagógica da Companhia de Jesus. Desejo que o vivido e o aprendido no novo prédio tragam alegria e fraternidade, conhecimento e competência, servindo a todos “para toda a vida”.

Pe. Mário Sündermann, SJ

Diretor-geral