Na manhã dessa quinta-feira (20), foi empossada a nova diretoria do Grêmio Estudantil Teotônio Vilela, eleita no ano passado. O grupo, intitulado “Catarinense do Futuro”, é composto da seguinte forma:

Presidente: Theodoro Ganzo Aydos (2ª F)
Vice-presidente: Kevin Sean Ganzo Fernandez McCray (em intercâmbio)
1º secretário: João Eduardo Fronza (2ªD)
2ª secretária: Hana wolf Klein (2ª F)
1ª tesoureira: Victória Lapa Cavalcante (2ªF)
2ª tesoureira: Camila Ferrari Mendonça (2ªA)

Para o novo presidente, o maior desafio será aumentar a participação e adesão dos alunos ao Grêmio Estudantil. “Vamos trabalhar com todos os representantes de turma para fortalecer o Grêmio. A sala de convivência será, além da nossa sede, um espaço de acolhida e a porta de entrada para a participação de todos”, destacou Theodoro.

O coordenador de Atividades Complementares, que acompanha o Grêmio Teotônio Vilela, acredita no processo educativo das atividades de organizações estudantis: “É através dos grêmios estudantis que os alunos podem  exercitar atividades de cidadania, através de políticas, sejam elas educativas, de gestão, e a principal, que seria de articulação entre seus pares e outros setores da gestão escolar e também instituições externas. O exercício da cidadania ultrapassa os bancos escolares, dando, aos alunos, oportunidades que provavelmente só teriam na fase adulta”, afirmou Silvio Bleyer, coordenador de  Atividades Complementares.

Além de ser um espaço legítimo da representatividade dos estudantes, o Grêmio Estudantil é um espaço de formação de lideranças e exercício de direitos e deveres do aluno na escola. “O Grêmio é um espaço para a prática de cidadania, discernimento de direitos e deveres e respeito às diferenças. Como nossa escola tem, como base, a pedagogia e espiritualidade inaciana, o Grêmio deve traduzir a promoção e educação para a prática política do bem comum, do zelo pelo bem da coletividade”, ressalta a diretora acadêmica, Jane Lucia Pedro, ao destacar a abertura do diálogo entre o Grêmio e a direção do Colégio.

A nova gestão do Grêmio Estudantil Teotônio Vilela irá atuar no biênio 2014-2015.