No início de 2012, professores e alunos ficaram sensibilizados com a luta pela vida do aluno Gabriel Costa contra o câncer. Inspirados pela determinação e solidariedade, os alunos tiveram a ideia de formar um grupo de voluntários. Coordenado pelo professor Sinésio Fernandes, o grupo dos alunos que resolveram se unir em auxílio e solidariedade a seu amigo foi batizado de “Grupo Solidário Anjo Gabriel”, uma sugestão da mãe do aluno, a senhora Eliodete Costa.

No último dia 9 de agosto, mais de 30 alunos, juntamente com a equipe da pastoral e a mãe de Gabriel, visitaram o Hospital Infantil Joana de Gusmão. A proposta, desde a criação do grupo, é de que seja feito, a cada quinze dias, nas sextas-feiras à tarde, um encontro para uma ação solidária em instituições filantrópicas da Grande Florianópolis.

Segundo Pe. Clóvis de Melo Cavalheiro, SJ, essa atitude corrobora o compromisso da Pastoral do Colégio Catarinense e da Igreja Santa Catarina de Alexandria. “Os projetos visam à formação de um aluno mais consciente em relação à realidade que o cerca, com o objetivo de oferecer uma educação integral, através do exercício do voluntariado e do amor ao próximo”.

O aluno Juan (3ª série B) afirma que, hoje, não imagina sua rotina sem os trabalhos voluntários. “Eu me sinto mais completo desde que comecei a participar das ações solidárias do Colégio. Encontrei um grupo de amigos que se sente feliz em levar um pouco de alegria e acolhimento. Eu me sinto bem em poder ajudar as pessoas, seja com uma palavra, tocando o violão ou mesmo cantando”.