O Dia do Profissional de Educação Física foi comemorado com muita alegria pela Associação Desportiva Colegial e lembrado com um café especial oferecido a todos aqueles que visitaram a ADC nessa segunda-feira (02/09). Os profissionais dessa área são homenageados no dia 01 de setembro, data que marca a aprovação da lei 9696/1998, responsável pela regulamentação da profissão.

Segundo o professor de Educação Física Lauro Bicca, a maior missão desse profissional não é a de moldar supercriaturas ou grandes atletas, mas, acima de tudo, proporcionar, pela disciplina do esporte, o aprendizado do respeito ao adversário, o trabalho coletivo e as técnicas de aprimoramento de cada exercício e modalidade e, também, de fazer com que o aluno/atleta obtenha, através da atividade física e do esporte, o equilíbrio físico, emocional e espiritual para o seu desenvolvimento integral e para a formação plena de sua cidadania.

O Irmão Jorge Knorst, SJ, integrante da primeira turma de professores de Educação Física formada na Universidade Federal de Santa Catarina, em 1974, foi professor no Colégio por dezessete anos, além de presidir a ADC por uma década. Segundo ele, naquele tempo, não havia nenhum tipo de regulamentação profissional e qualquer pessoa podia dar aulas, desde que fizesse um curso de formação de cerca de um mês de duração. Hoje, segundo o Irmão Jorge, a Educação Física evoluiu muito, está mais vinculada à pesquisa e à ciência.

O coordenador da ADC, professor Sílvio Ernesto Bleyer, membro fundador do 3º CREF (Conselho Regional de Educação Física), lembra que o panorama atual é de diversificação da área de atuação dos profissionais de Educação Física, com a incorporação de outras modalidades de atividades, como o trabalho nas academias, a educação física escolar e a gestão do esporte. Sílvio enfatiza que o profissional de Educação Física não enxerga, em seus alunos, apenas o corpo, mas a sua integralidade, como um ser em construção para viver a vida em plenitude.

Desejamos a todos os profissionais de Educação Física, em seu dia, parabéns pelo seu excelente trabalho e pela perseverança na missão de harmonizar corpo, mente e coração de gerações de crianças e adolescentes.