Sem Título-1O Rio de Janeiro sedia, entre os dias 16 e 20 de outubro, o Congresso Internacional dos Delegados para a Educação Básica (JESEDU). Estão presentes os Delegados para a Educação Básica das seis conferências da Companhia de Jesus (América Latina, América do Norte, Europa, África, Sul da Ásia e Ásia do Pacífico), os 62 Delegados das redes nacionais e os membros da Comissão Internacional para o Apostolado Educativo (ICAJE).

Organizado pela Rede Jesuíta de Educação (RJE-BRA) e pela Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), o encontro tem como principal objetivo fortalecer o trabalho em Rede entre as instituições jesuítas de todo o mundo e permitir uma atuação como corpo universal com uma missão universal.

Na oportunidade, os mais de 60 Delegados discutirão três grandes temas: Tradição: um chamado à inovação; Nossa experiência de Deus: em diálogo com os diversos olhares; Cuidando da nossa casa comum: ecologia e justiça social. No último dia, haverá a participação do Pe. Geral, Arturo Sosa, que falará sobre a rede global de colégios da Companhia de Jesus como meio para servir melhor à missão educativa e pedagógica do apostolado de educação.

Para o Delegado para a Educação Básica no Brasil, Pe. Mário Sündermann, o JESEDU tem como principal horizonte despertar a consciência global. “A Companhia de Jesus está presente nos cinco continentes, porém, percebemos que há um potencial de universalidade adormecido nas centenas de unidades presentes no mundo. Queremos aproveitar o encontro para pensarmos juntos em soluções”, explica. E completa: “Vislumbrar a cidadania global supõe formar para a universalidade, tema tão próprio da Companhia de Jesus, o que requer uma educação integral, em uma perspectiva global”, frisa o jesuíta.

Entrevistas dos participantes via streaming

Duas vezes por dia, o JESEDU disponibilizará, em tempo real, via streaming, entrevistas com os participantes do encontro. As conversas poderão ser acompanhadas pelo Facebook e também pela plataforma Educate Magis.