O catarinense Jonatan Rodrigues, de 17 anos, se consagrou como o homem mais rápido das Olimpíadas Escolares, ao vencer os 100m rasos, na manhã desta terça-feira, na pista de atletismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O estudante do terceiro ano do Colégio Catarinense venceu a prova com o tempo de 11s16, seguido pelo piauiense Leonardo Cunha, da Escola Cacimba Velha, com 11s27 e do tocantinense Weider Santos, do IFTO, com 11s34.

O ouro nas Olimpíadas Escolares fecha um ano extremamente positivo para Jonatan. O catarinense conquistou o bronze no sul-americano de Mendoza (ARG). Na mesma competição, ele foi ouro no revezamento medley. Para o velocista, o primeiro lugar no pódio em Cuiabá era uma conquista esperada há algum tempo.

“Comecei no atletismo em 2010, mas não tinha muitos resultados. Fiz uma preparação forte em 2011 e intensifiquei os treinamentos. Este ano, os resultados vieram”, comemorou o catarinense, que correrá ainda os 200m rasos na etapa de Cuiabá das Olimpíadas Escolares.

Jonatan lamentou um pouco seu desempenho na prova. Segundo o velocista, sua largada não foi muito boa, o que fez com que ele se assustasse no início, ao ver seus oponentes se lançando à frente. Após a vitória, o velocista aproveitou para agradecer sua companheira de estado, Tamiris de Liz, que conquistou nesta terça-feira sua décima medalha de ouro na história das Olimpíadas Escolares, ao vencer a prova feminina dos 100m rasos.

“Competir com a Tamiris é muito bom. Ela me passou muitas coisas que aprendeu com a experiência de ter ido para Londres. Espero chegar, quem sabe, ao nível dela”, disse o velocista, que fez recentemente a prova do ENEM e espera ter no teste o mesmo sucesso conquistado nas pistas, em 2012. “Pretendo cursar Engenharia Sanitária Ambiental”, completou.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.

Fonte: Olimpíadas Escolares 2012