Para contemplar o processo de formação integral, traço da pedagogia inaciana, o Colégio Catarinense promove projetos especiais, entre eles estão as Jornadas na Lagoa do Peri. A finalidade das jornadas consiste em fomentar um crescimento autêntico ao sujeito e ao próximo. Nesse primeiro trimestre, as turmas de sexto e sétimo anos participaram das atividades.

Os alunos de 6º ano encenaram cenas bíblicas, extraídas dos Evangelhos: Samaritana, Zaqueu, Cego de Jericó e Marta e Maria; os do 7o ano retrataram temas como família, escola, realidade social e amizade. As apresentações foram realizadas durante a missa.

Após cada apresentação, dedicou-se tempo para refletir sobre as ideias expostas, transcendendo as reflexões para o contexto em que se vive. “Este dia foi muito especial, pois fizemos coisas diferentes das que a gente faz no dia a dia do Colégio, e isso serviu para fortalecer a união dos alunos.”, comentou o aluno Francisco Cesconetto de Campos, do 6º ano A.

As jornadas também serviram para a realização de diversas atividades, como gincanas, trilhas, e momentos esportivos. As refeições sempre foram partilhadas entre todos. “Acho que nossa turma pôde se conhecer melhor, não apenas uns aos outros, mas conhecemos como o trabalho em equipe ajuda a conquistar os objetivos; aprendemos, também, um pouco mais sobre a religião católica, a ajudar uns aos outros e os benefícios de ter fé em Deus.”, declarou o aluno Davi Rosa, do 6º ano A.

As jornadas permitiram que os alunos expressassem suas ideias e seus pontos de vista diante do contexto social em que se inserem. Através das atividades, foi possível, também, curtir, em um ambiente diferenciado, o relacionamento entre os alunos e educadores.