No dia 21 de junho, os católicos celebram a festa de São Luiz Gonzaga, SJ, padroeiro da juventude. Durante todo o dia, os alunos do Colégio Catarinense festejam a memória e o exemplo de vida do jovem jesuíta com uma série de festividades no Colégio: show de bandas, sorteios e coleta solidária pelo Haiti.

O intervalo festivo é marcado por um momento de confraternização e apresentação de talentos musicais. As bandas são formadas por alunos do Catarinense. Durante o show, os alunos se revezam na coleta para a campanha dos colégios jesuítas “Inacianos pelo Haiti”.

“Neste dia, desejamos que o exemplo de vida do jovem Luiz Gonzaga seja um incentivo para que cada um de vocês viva o valor da solidariedade e da caridade. Agora, na hora do recreio, já temos um caminho que é doar dois reais para o Haiti. Este pequeno gesto enobrece a vida e ajuda crianças carentes que precisam de nós”, incentivou Padre Mário Sündermann, SJ, Diretor-geral, na abertura da festa.

Às 20h30min, haverá missa em ação de graças pelo semestre e em honra ao Padroeiro da Juventude. A oferta da missa também será revertida para o Haiti.

São Luiz Gonzaga é o padroeiro dos jovens e seminaristas. Nasceu na Itália, em 9 de março de 1568. Luiz, desde pequeno, era de saúde frágil e de pouca resistência física. Contudo, era muito forte de coração, alimentado de intensas orações. Também era muito dedicado aos estudos e à caridade. Aos 17 anos, foi aceito na Companhia de Jesus – Jesuítas. Dois anos mais tarde, transferiu-se para Roma, a fim de ingressar no noviciado.  Durante os estudos teológicos, uma avassaladora peste invadiu a cidade. Fiel ao seu desejo de entregar-se ao próximo, dedicou-se por inteiro ao cuidado dos doentes, a ponto de não suportar mais as consequências da doença que o atingiu. Morreu muito jovem, aos 23 anos de idade.

Fonte: Catedral da Diocese de Novo Hamburgo (RS)