Na manhã dessa quarta-feira (14), os três vencedores do Desafio Virtual “O Segredo dos Líderes” foram premiados no Colégio Catarinense. Gabriela da Silva Cremonese, somando 44.617 pontos, ficou em 3º lugar e ganhou um Iphone 4S. João Victor Flores Martins, com 47.482 pontos, levou um IPAD e poderá cursar o Terceirão no Colégio Catarinense com uma bolsa de estudos parcial. Davi Gustavo Lisboa Girardi, que estuda no Colégio Catarinense, conquistou uma bolsa de estudos integral e um IPAD, com 47.597 pontos.
Cerca de 1200 estudantes de Santa Catarina participaram do Desafio Virtual com o tema “O segredo dos líderes” promovido pelo Colégio Catarinense. Durante o mês de outubro, os jovens foram convidados a desvendar enigmas apresentados no portal do desafio, valendo-se de pistas que foram disponibilizadas nas redes sociais do colégio. Durante o jogo, os participantes conheceram mais detalhes da vida de Madre Teresa de Calcutá, fundadora da congregação religiosa Missionárias da Caridade, Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, Linus Carl Pauling, um dos maiores químicos de todos os tempos e ativista político contra armas nucleares e divulgador dos perigos da radioatividade e Nelson Rolihlahla Mandela, ex-presidente da África do Sul e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993.
A gincana apresentou esses líderes que souberam deixar marcas, ensinando a descobrir lugar de cada cidadão no mundo e fazendo a diferença no lugar em que vive. Todos os participantes foram convidados a também deixarem suas marcas transformadoras e inovadoras na sociedade.
“Somos uma escola jesuíta e queremos sempre ir além dos conhecimentos lineares. O Segredo dos Líderes uniu conhecimento acadêmico e a excelência humana que foi traduzida no perfil dos líderes apresentados. Essa ação foi um mergulho nas formas criativas de aprendizagem. Faço votos para que sejamos líderes da nossa própria vida, motivando todos os que estão conosco para tornarmos o mundo mais justo e solidário”, destacou Padre Mário Sündermann,SJ, diretor-geral do Colégio Catarinense.
Além da pesquisa intensa sobre a vida de cada líder apresentado, os participantes também foram desafiados a organizar o seu cotidiano. O tempo foi apontado pelos vencedores como principal dificuldade. “Foi muito legal participar deste desafio, mas não foi fácil conciliar atividades e compromissos no mesmo dia do lançamento dos enigmas.”, destacou João Victor. “Chegava em casa próximo do horário de lançamento dos enigmas e precisava ser rápida”, concordou Gabriela.
As famílias marcaram presença não apenas na solenidade de premiação. Os pais ajudaram os filhos a encontrem as respostas dos desafios. “A cada enigma buscávamos ajudar a encontrar as respostas. Ele é um menino esforçado que busca seus objetivos. Além do prêmio, o desafiar-se foi outro ponto de motivação para ele.”, Patrícia Martins, mãe de João Victor.