Aconteceu nesta quinta-feira (30) o lançamento do livro “TECENDO IDEIAS… PROJETANDO O FUTURO!”, produzido pelos alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio do Colégio Catarinense.

O objetivo foi incentivar o gosto pela leitura e a valorização do processo de autoria, aprimorando a produção escrita do educando. Os alunos se envolveram no projeto dentro da proposta pedagógica do Colégio Catarinense, que prima pelo ensino e pelo aprendizado voltados para a vida. “Aprendi, na minha caminhada estudantil pelo Colégio Catarinense, a confiar em meus amigos e ser fiel a eles; são esses e outros valores que pretendo levar comigo para toda a vida” – relatou Thales T. Mello, da 3ª Série D.

O projeto de editar e publicar as produções dos alunos vem ao encontro dos princípios da Pedagogia Inaciana: análise do contexto e promoção da criticidade, voltada para a formação integral da pessoa, a serviço da fé que promove a justiça. “Parabenizo os alunos e seus professores por esta bela obra de arte, de sentimentos e reflexões traduzidas em palavras criativas, reflexivas e imortalizadas nos textos. O que é escrito não se perde, é compartilhado, e fica registrado no tempo, podendo ser aproveitado em outras circunstâncias e contextos” – declarou Professor Afonso Luiz Silva, diretor-geral do Colégio Catarinense.

A sexta edição do livro “Tecendo ideias… projetando o futuro!” foi desenvolvida por professores de Produção Textual do Ensino Médio durante o ano letivo, através de leituras reflexivas, debates e construção de textos. A obra aborda temas relacionados à Campanha da Fraternidade e a fatos sócio-político-econômicos mundiais, remetendo-nos a uma discussão ética sobre a comercialização e manipulação da vida – Fraternidade e Tráfico Humano.

“Foi uma grande honra receber o convite para escrever algumas linhas de incentivo a essa maravilhosa experiência do CC, estimulando os alunos à leitura e à elaboração de textos. Aos Professores do Colégio, que prossigam nesta maravilhosa experiência, porque sem leitura não se tem vocabulário, e sem vocabulário não se domina a Língua Portuguesa. Gostaria de parabenizar o Colégio Catarinense por esta iniciativa, pois esta realmente é uma escola do saber, escola da formação e do que de melhor se poder oferecer para as crianças e para os adolescentes” – comentou Moacir Pereira, jornalista e comentarista do Grupo RBS, ex-aluno do CC e membro da Academia Catarinense de Letras.