Nos dias 30 e 31 de outubro, o Museu do Homem do Sambaqui (MHS) Pe. João Alfredo Rohr, S.J., recebeu o arqueólogo Bruno Labrador, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade de São Paulo (USP).  O motivo da sua visita técnica foi realizar um levantamento do material arqueológico encontrado por João Alfredo Rohr, na década de 1970, em Urubici, SC, em escavações arqueológicas que o padre realizou na região. Após esse levantamento, será possível realizar uma análise comparativa com os dados arqueológicos encontrados por Bruno Labrador nos últimos anos, na mesma área pesquisada por Rohr há mais de quatro décadas, segundo Jefferson Garcia, arqueólogo do MHS.

3

Os resultados da pesquisa de Bruno serão publicados em artigos científicos e, também, em sua dissertação de mestrado, com data da defesa prevista para 2018.

A pesquisa de mestrado de Bruno trata do “Sistema de Assentamento proto-Jê Meridional no alto rio Canoas”. O pesquisador ainda integra o projeto internacional Jê Landscapes of Southern Brazil – Ecology, History and Power in a transitional landscape during the Late Holocene, que conta com a participação da Universidade de São Paulo (USP-Brasil), University of Exeter e University of Reading (Reino Unido), com financiamento das agências FAPESP, AHRC e CAPES. A coordenação de toda a equipe de pesquisa do projeto é realizada pelo Dr. Rafael Corteletti, arqueólogo da UFPeL, RS.