Obras abordam temas como a educação, as dificuldades do cotidiano e a corrupção

Uma sequência de livros escritos por Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, estão sendo publicados exclusivamente no Brasil, pela Editora Ave-Maria. As obras Educar: exigência e paixão – Desafios para educadores cristãosEducar: escolher a vida – Propostas para tempos difíceisSobre a acusação de si mesmo; e Corrupção e pecado: Algumas reflexões a respeito da corrupção.

Na obra Educar: exigência e paixão e Educar: escolher a vida, o foco são os educadores, que têm como grande desafio, formar bons homens e mulheres para o futuro. Como tal tarefa não é fácil, o papa Francisco discorre sobre a importância dessa profissão, apesar de suas dificuldades. O livro oferece orientações e roteiro de estudos para os educadores, sempre ressaltando a importância da fé e os ensinamentos de Jesus.

Nos livros Corrupção e pecado e Sobre a acusação de si mesmo, os temas mudam, mas não a necessidade de busca da fé. No primeiro caso, o pontífice traça um paralelo entre a corrupção e o pecado ao explicar as suas diferenças: “Sabemos que todos nós somos pecadores, mas a novidade que se incorporou ao imaginário coletivo é que era como se corrupção fizesse parte da vida normal de uma sociedade”, diz o papa Francisco.

Já em Sobre a acusação de si mesmo, o autor discorre sobre o mal que a fofoca causa para a Igreja toda, pois essa não é somente um mero comentário: passa para a agressão do coração. “Creia que tudo que acontece conosco, até os menores detalhes, vem da Providência de Deus, e suportará sem impaciência tudo que lhe vier. Acredite que o desprezo e os ultrajes são remédios para o orgulho de sua alma e rogue pelos que o maltrataram, considerando-os verdadeiros médicos. Convença-se de que quem abomina a humilhação abomina a humildade e que todo aquele que evita as pessoas irritantes foge da doçura.” (BERGOGLIO, Jorge M. Educar: exigência e paixão, 1ª ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2013, p.34)

Para mais informações acesse www.avemaria.com.br.

Fonte: Editora Ave-Maria