Alunos e alunas do Ensino Fundamental I e do Ensino Médio voltaram às aulas com muita energia e descontração, e a alegria foi a tônica do dia. Os estudantes foram recebidos nos portões da escola pela Turma do Abraço. Lá, além dos bombons de boas-vindas, puderam receber grandes e calorosos abraços da equipe de professores, funcionários e gestores educacionais do CC.

A saudade é o sentimento que une a maior parte das crianças e jovens. Segundo Letícia Brognoli, da 2ª série D, “As férias são muito boas, mas nada como voltar ao Colégio e conviver com os amigos novamente. Sempre dá um friozinho na barriga no primeiro dia de aula”.

Para superar essa sensação, aos alunos novos, foi dispensada uma atenção especial e uma acolhida carinhosa. Para eles, a Equipe de Coordenação e os professores da Unidade II prepararam uma reunião de orientação sobre como proceder na nova escola, além da realização de visitas monitoradas aos espaços e setores do CC.

Na Unidade I, o movimento foi grande durante todo o dia. Pais e crianças mostraram-se ansiosos por descobrir as novidades que a equipe pedagógica preparou para o retorno. Segundo a orientadora educacional da Unidade, professora Andréa Brasil, apesar do grande número de alunos do Fundamental I, a volta das crianças foi muito tranquila. “Os alunos e seus pais nos revelam aquela ansiedade positiva. Vontade de rever velhos amigos, de conhecer os novos, de descobrir o que a escola tem de diferente, de aprender”.

Juntamente com as orientadoras de Convivência Escolar, professoras Berenice Dimon e Rosângela Nagel Andrade, Andréa desenvolveu o projeto Acolhida, que visa a orientar, de forma descontraída, os alunos novos quanto ao uso de agenda, uniforme, material escolar e sobre o sistema de avaliação.

Além dessa iniciativa, os alunos do 5º ano participaram, hoje, de uma palestra de boas-vindas. A Equipe de professores regentes e os integrantes dos serviços de apoio ao ensino estiveram com as crianças para reforçar seu compromisso com os estudos e envolvimento acadêmico.

O mês de março será destinado ao estudo e à reflexão sobre o Manual de Convivência Escolar, instrumento que rege as relações de convivência, orientando para a existência e a necessidade do cumprimento de regras e normas no ambiente escolar.

A Direção do Colégio Catarinense, em nome das Equipes de Unidade, deseja, a todos, um feliz ano letivo de 2014.