Conheça a equipe que conduzirá a universidade pelos próximos quatro anos

A gestão 2014-2017 foi anunciada na noite do dia 7 de janeiro

Um novo período de gestão se inicia em 2014. À frente da universidade desde 2006, padre Marcelo Fernandes de Aquino assumiu, no dia 7 de janeiro, o compromisso de conduzir a Unisinos pelos próximos quatro anos. Junto a ele, tomaram posse o vice-reitor, padre José Ivo Follmann, os pró-reitores, o chefe de gabinete, os diretores das Unidades Acadêmicas e de Apoio e os decanos das Escolas Unisinos.

A cerimônia contou com a presença de autoridades da região e do Estado. Em seu pronunciamento, o diretor-presidente da Associação Antônio Vieira (ASAV) – mantenedora da Unisinos –, padre João Geraldo Kolling, destacou os “inúmeros resultados positivos e a excelência humana e acadêmica alcançada pela instituição”. “Somos infinitas possibilidades e aqui nos encontramos porque todos honraram a missão a qual foram confiados com a vitalidade própria dos jesuítas”, disse.

Padre Geraldo também falou sobre o convite e desafio de buscar sempre mais, e a importância de revigorar o ânimo pelo trabalho conjunto. “Sejam criativos, de acordo com o que as circunstâncias pedem.” Por fim, pontuou algumas das entregas da Unisinos nos últimos anos, com destaque para os resultados doMEC e da Capes em recentes avaliações.

O discurso de posse do reitor, por sua vez, foi alicerçado em agradecimentos àqueles que fazem da instituição o que ela é e pretende ser daqui para frente. “A universidade é uma ideia que vem sabendo se reinventar”, disse padre Marcelo. “Ela reinventa figurações históricas e consiste em locus gerador de conhecimento, em especial por causa das pessoas que a compõem. As pessoas são nosso ativo mais importante.”

“A nova gestão terá como palavra de ordem a expressão Unisinos protagonista na civilização científico-tecnológica”, ressaltou o reitor

De acordo com padre Marcelo, a Unisinos assume o papel de desenhar, desenvolver e consolidar uma sociedade capaz de transformar em riqueza os avanços que promove em tecnociência, por meio da aliança entre inovação tecnológica e democracia. Para tanto, passa por constante processo de adaptação, entendendo a si mesma como uma “estrutura em movimento”.

A nova gestão, ainda segundo o reitor, terá como palavra de ordem a expressãoUnisinos protagonista na civilização científico-tecnológica e será guiada, como assim o tem sido, pela boa vontade de acertar coletivamente.

Perspectivas para o futuro

“Nos próximos anos, uma de nossas tarefas é dar continuidade ao movimento de Responsabilidade Social Universitária, de modo que a cultura de extensão entre na sala de aula e chegue aos alunos; que toda a comunidade acadêmica seja atendida por essa interlocução.” Padre José Ivo Follmann, vice-reitor.

“Duas questões, em especial, ficam da gestão anterior: pesquisa e inflexão tecnológica. Nesses anos passados, colocamos bases seguras para alavancar essas áreas e impulsionar o desenvolvimento da instituição como universidade global. A meta, agora, é implementar esses processos e consolidar a Unisinos com vistas à internacionalização.” Padre Pedro Gilberto Gomes, pró-reitor acadêmico.

“Estamos concluindo um processo de ‘saneamento financeiro’ da universidade. A próxima etapa é a do desenvolvimento. Vamos investir na área da saúde, com o curso de Medicina, desenvolver a sede em Porto Alegre e consolidar a educação a distância. Esses são objetivos prioritários da nova gestão.” Professor João Zani, pró-reitor de administração.

“A Unisinos vem se fortalecendo na pesquisa cuja materialização se dá, também, pelos Institutos Tecnológicos. A etapa que iniciamos hoje é mais uma do ciclo que projeta um profundo processo de universidade do mundo moderno.” Professor Cristiano Richter, diretor da Unidade de Apoio de Negócios e Relações Internacionais.

“Em termos de graduação, nossa perspectiva compreende, de imediato, a implantação do curso de Medicina e a transformação do ‘processo de sala de aula’; a sala de aula do futuro.” Professor Gustavo Borba, diretor da Unidade Acadêmica de Graduação.

“Para pós-graduação, esperamos manter a excelência dos programas e aprimorar a interação com empresas através dos Institutos Tecnológicos, de projetos e grupos de pesquisa, de forma a afirmar a Unisinos como agente de promoção tecnológica e social.” Professor Alsones Balestrin, diretor da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação.

Gestão 2014-2017

Prof. Dr. Pe. Marcelo Fernandes de Aquino – Reitor;
Prof. Dr. Pe. José Ivo Follmann – Vice-Reitor;
Prof. Dr. Pe. Pedro Gilberto Gomes – Pró-Reitor Acadêmico;
Prof. Dr. João Zani – Pró-Reitor de Administração;
Prof. MS Carlos Alberto de Oliveira Cruz – Chefe de Gabinete da Reitoria;
Prof. Dr. Gustavo Severo de Borba – Diretor da Unidade Acadêmica de Graduação;
Prof. Dr. Alsones Balestrin – Diretor da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação;
Prof. Dr. Francisco Antônio Mesquita Zanini – Diretor da Unidade Acadêmica de Educação Continuada;
Prof. MS Marcos Sebastião Baum – Diretor da Unidade de Apoio de Administração de Infraestrutura e Serviços;
Prof. MS Luiz Felipe Jostmeier Vallandro – Diretor da Unidade de Apoio de Finanças e Gestão de Pessoas;
Prof. MS Artur Eugênio Jacobus – Diretor da Unidade de Apoio de Serviços Acadêmicos;
Prof. MS Cristiano Richter – Diretor da Unidade de Apoio de Negócios e Relações Internacionais;
Prof.ª Dr.ª Vera Regina Rohnelt Ramires – Decana da Escola de Saúde;
Prof.ª Dr.ª Ana Maria Guimarães – Decana da Escola de Indústria Criativa: Comunicação, Design e Linguagens;
Prof.ª Dr.ª Yeda Swirski de Souza – Decana da Escola de Gestão e Negócios;
Prof. Dr. Carlos Alberto Mendes Moraes – Decano da Escola Politécnica;
Prof. Dr. Adriano Naves de Brito – Decano da Escola de Humanidades;
Prof. Dr. Vicente de Paulo Barreto – Decano da Escola de Direito.

Fonte: Portal Jesuítas do Brasil