Uma celebração eucarística, no dia 05 de fevereiro de 2014, marcou o início da missão do professor Afonso Luiz como Diretor-geral do Colégio Catarinense. É o primeiro Diretor-geral não jesuíta a assumir a nobre, desafiadora e bonita missão no Catarinense.

Agradeço ao professor Afonso pela generosidade em aceitar o novo desafio. Ele, que já é exemplo de dedicação, fidelidade e compromisso com a Comunidade Educativa do Colégio Catarinense. Tenho certeza de que sua presença na Direção-geral do Colégio enriquecerá ainda mais a rica e consistente história do Catarinense.

A escola é um espaço privilegiado para fazer o bem e contribuir com o crescimento humano, intelectual e espiritual de crianças e jovens. Por isso, ela necessita de educadores apaixonados, alegres, vibrantes e comprometidos. Penso que isso o professor Afonso tem de sobra e, por isso, com alegria e confiança, nós, jesuítas, confiamos essa importante missão a tão nobre educador.

A minha experiência na Direção do Colégio foi maravilhosa e enriquecedora e deixa, em mim, marcas e recordações positivas para toda a vida. Contei com o apoio incondicional dos colegas jesuítas e dos diretores Administrativo e Acadêmico. Além deles, pela contribuição e ajuda, estendo meus agradecimentos aos membros da Comunidade Educativa (alunos, pais, professores e funcionários). O Catarinense é um lugar com múltiplas possibilidades de fazer o bem e conta com educadores, gestores, alunos e pais maravilhosos.

Agora, na missão de Delegado do Provincial para a Educação Básica dos Jesuítas do Brasil e desde o escritório central, estarei em sintonia com o novo Diretor, acompanhando-o e apoiando-o e à sua equipe na missão de manter o Catarinense como colégio de referência em se tratando de formação integral e educação de excelência e em valores. Faço votos de que o Colégio continue sendo um lugar bom de ensinar e aprender, trabalhar e conviver, crescer e amadurecer; que o Catarinense continue sendo a “segunda casa” para alunos e educadores.

Que, por intercessão de Santo Inácio de Loyola, Deus abençoe e fortaleça o novo Diretor em sua nobre e desafiadora missão de forjar homens e mulheres capazes se comprometerem a construir um mundo mais justo, fraterno, solidário e cristão.

Parabéns, professor-Diretor Afonso, e um abençoado ano a toda a Comunidade Educativa do Colégio Catarinense.

Pe. Mário Sündermann, SJ

Delegado para a Educação Básica dos Jesuítas do Brasil