Alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram, na última semana, do Núcleo de Debates, um projeto cuja proposta é abordar quinzenalmente temas de relevância para toda a sociedade. A partir dessa iniciativa, os estudantes do Colégio Catarinense debatem as mais diversas questões referentes à atualidade.

O tema desta quinzena discorreu sobre questões indígenas e contou com a participação do biólogo Julian Andrade, que faz mestrado em Botânica, na UFSC, onde desenvolve sua pesquisa sobre tribos guaranis.

Na ocasião, Julian ressaltou a importância dos territórios indígenas para o país, já que os índios carregam na bagagem uma cultura ancestral. Plantas medicinais, manejo sustentável com foco na botânica e luta pela preservação do território indígena foram os pontos altos do debate. Os alunos demonstraram interesse e preocupação com a proteção das terras e da cultura dos índios.