Descrição da visita:

Antes da partida do grupo de alunos do CC à Orionópolis Catarinense, o professor Pedrinho falou um pouco da realidade da instituição que iriam visitar, para que os jovens que ainda não conhecessem o local já tivessem uma ideia da realidade que iriam encontrar por lá. O professor Pedrinho também falou de como nasceu o Grupo Anjo Gabriel.

Os alunos saíram do Colégio Catarinense por volta de 14h30min e chegaram ao destino às 15h. Foram recepcionados pela senhora Mara, que os encaminhou para a senhora Deolinda, que os atendeu e agendou esta visita.

O grupo entregou alguns litros de leite, como gesto concreto de solidariedade e de amor ao próximo. Após um breve momento de acolhida, dividiram-se em três grupos distintos. Um grupo, liderado pelo professor Anésio, cuidou da limpeza de um pedaço de gramado recolhendo folhas soltas que o vento derrubava; o segundo grupo foi até a sala de artesanato para, com alguns moradores da instituição, pintar vasos de cerâmica, confeccionar cartazes e cuidar da recreação. Outro grupo, que ainda não conhecia a instituição, foi conduzido pelo professor Pedrinho e a senhora Deolinda para conhecer a administração, a enfermaria, alguns moradores acamados, etc.

            

            

           

Após as tarefas realizadas, todos se encontraram na sala de artesanato, onde o professor Pedrinho tocou violão e cantou algumas músicas, o que, para os moradores da instituição, foi motivo da mais pura festa e alegria. Os alunos fizeram algumas brincadeiras e conversaram com alguns moradores. Após esse momento, despediram-se de todos e retornaram ao Colégio.

             

O grupo, composto por dezesseis pessoas, concluiu, ao retornar para o Colégio, que é necessário fazer isso mais vezes, colocarem-se à inteira disposição do outro, carente, necessitado, abandonado e doente. Partindo do que nos diz Jesus Cristo, no Evangelho de Mateus 25,35-45:

35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? Ou nu, e te vestimos? 39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 40 E lhes responderá o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. 44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim.”

Apoiados no que nos diz nosso Senhor, Jesus Cristo, e pelos ideais da Companhia de Jesus em pregar o Evangelho. Esse dia de voluntariado do Grupo Anjo Gabriel foi muito importante na Formação Humana desses jovens que lá foram e se colocaram à disposição dos mais necessitados. Foi um dia de aprendizado humano.