Florianópolis será sede de uma das quatro experiências do Magis* no Sul do Brasil, e o tema será “Esperam por Nós, Nações”. A experiência se concentrará na Orionópolis Catarinense, entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que abriga, gratuitamente, em sistema de vila e regime de internato, idosos, crianças e adultos portadores de deficiências e multideficiências, que vivem em estado de abandono familiar e econômico.

O Colégio Catarinense assiste essa obra há muitos anos, além de promover a visita e a partilha dos alunos na formação humana e cristã.

“O nosso objetivo é realizar uma experiência que garanta a perspectiva de ’Ação Social’, proposta apresentada pela equipe do MAGIS, que busca experiências de assistência social, economia solidária, movimentos sociais, educação popular, mutirões de reforma, construção e outras experiências que garantam a emancipação das pessoas e comunidades empobrecidas”, revela Luiz Carlos de Campos, SJ, fráter jesuíta envolvido na iniciativa da pré-jornada.

No último dia da experiência, será realizada uma peregrinação da praia da Joaquina até a Casa de Retiro Vila Fátima, no Morro das Pedras, onde haverá uma celebração eucarística e ainda uma confraternização com os peregrinos.

* O MAGIS

Desde sua primeira edição, ele acontece em comunhão com a Jornada Mundial, somando-se a essa grande experiência eclesial juvenil, de encontro de jovens católicos de várias partes do mundo para celebrar a fé e o compromisso com a construção de uma nova sociedade que sinalize o Reino. As jornadas são animadas pelo encontro com o Papa que, dando testemunho de sua adesão a Cristo, deve animar os jovens para serem discípulos de Jesus em todas as partes do mundo. Assim, MAGIS funciona como uma experiência de pré-jornada, sendo uma das maiores, em termos de dias e de mobilização de jovens.

Histórico dos Encontros Internacionais de Jovens Inacianos – MAGIS

Iniciada em 1997, onze anos depois da primeira JMJ em Roma, a iniciativa aconteceu pela primeira vez em Paris (França). Em 2000, em Roma, com uma peregrinação sob o nome Horizon 2000, repetiu-se esse encontro de jovens inacianos, que ainda tinha proporções menores e proposta experimental. Em Colônia (Alemanha), 2005, o processo já estava mais maduro e ganhou o nome que tem hoje, organizado como um programa motivado pela espiritualidade inaciana, com oferta variada de atividades e metodologia comum. Em 2008, em Sydney (Austrália), o MAGIS foi realizado com inspiração no modelo iniciado na Alemanha, dando mais um passo na consolidação dessa proposta de encontro dos jovens inacianos. Em 2011, foi a vez de Loyola/Madrid (Espanha) receberem a atividade, com participação de três mil jovens peregrinos, de 50 países, dos cinco continentes. Com atividades no Santuário de Loyola, terra de Santo Inácio, e envio de jovens a mais de 100 experiências, o MAGIS na Espanha deu um passo definitivo como um dos mais importantes encontros da juventude inaciana no mundo.

Agenda MAGIS – 2013

1) 12 a 14 de julho de 2013: Encontro Internacional de Jovens Inacianos em Salvador – Bahia;

2) 15 a 21 de julho de 2013: Experiências pelo Brasil e em Florianópolis;

3) 22 de julho de 2013: reencontro no Rio de Janeiro;

4) 23 a 28 de julho de 2013: Jornada Mundial da Juventude.