A manhã chuvosa de terça-feira(17) não desanimou os alunos das turmas do 4º ano a conhecer o poeta Alcides Buss. Empolgados com a palestra, os alunos mal chegaram ao auditório e já estavam com as mãos levantadas para fazer perguntas ao poeta.

Além de escritor de diversas obras (algumas delas direcionadas ao público infantil), Alcides Buss é Professor do curso de Letras/Português da Universidade Federal de Santa Catarina, onde lecionou para a atual docente de Língua Portuguesa do 4º ano (matutino) do Colégio Catarinense, Ivelã Pereira.

Buss publicou seu primeiro livro com 20 anos de idade e, até hoje, já escreveu mais de 20 livros, muitos traduzidos para o alemão, espanhol e inglês. O poeta, que se dedicou também a gêneros narrativos, diz que sempre se sentiu atraído pela poesia e, por isso, abraçou essa vertente das letras com muito amor.

O convite feito pela professora Ivelã se deu para que os alunos – que estão trabalhando com poesia no projeto do 4º ano “Poesia fora da estante” (idealizado também pela Profª Gabrielle Borba) – conhecessem e fizessem perguntas a um consagrado poeta catarinense. Trabalhando, em sala de aula, com o gênero “poema”, os alunos puderam criar suas próprias obras, utilizando o modelo do “pão-por-Deus” (poema açoriano) e ainda presentear o poeta, como forma de agradecimento, pelos conhecimentos trocados e curiosidades sanadas.