Na quinta-feira, 29 de maio, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental tiveram contato pela primeira vez com o uso dos tablets em sala de aula. Os aparelhos são adaptados de acordo com o nível acadêmico e as habilidades linguísticas de cada aluno, possibilitando um campo vasto de conhecimento em um simples toque.

As orientadoras pedagógicas Jeanice Schmidt Bulik e Ana Vianice Smânia da Silva organizaram um cronograma de aulas para contemplar todas as turmas da Educação Infantil ao 5º ano em todas as áreas de conhecimento. As crianças acham muito mais fácil aprender com essa tecnologia, pois os professores são especialistas nas matérias, mas os alunos, apesar da idade, sabem tudo de tecnologia, e às vezes ainda acabam contribuindo com o professor no uso da ferramenta.

Alguns tiveram o contato com o tablet pela primeira vez, o que leva os professores a repensar a forma de ensinar, mas é necessário elaborar uma abordagem adequada para associar seu uso ao aprendizado com significado para a vida das crianças.

            

“Nossa aula de estreia utilizando os tablets foi um sucesso, os alunos exercitaram a letra cursiva por meio do recurso bloco de notas, o que possibilitou aprimorar o conhecimento de forma interativa e dinâmica. Ao fim da aula, todos pediram BIS!”, comentou a professora Vanessa de Faria, do 2º D.

A possibilidade de combinar brincadeira e aprendizagem é o que faz com que o tablet seja uma boa ferramenta de ensino, permitindo uma melhor mobilidade durante as aulas e complementando a sala de aula em outros espaços.

“O uso dessa ferramenta será de grande utilidade, pois é uma forma de trazer o mundo da criança até o nosso e, no futuro, com a chegada dos livros digitais, é importante que eles estejam familiarizados com o dispositivo”, afirmou a professora Cristina Matos, do 2º A.