Mais uma vez, a abertura da Olimpíada do CC reuniu a comunidade educativa numa grande festa de confraternização. Este ano, as equipes estão homenageando a Copa do Mundo FIFA 2018. A competição conta com a participação de 32 seleções nacionais. É a 21ª edição do mais importante campeonato internacional de futebol do mundo. A mascote da Copa de 2018, um simpático lobo chamado Zabivaka, usa um uniforme de futebol nas cores da bandeira da Rússia (vermelha, branca e azul). Em russo, seu nome significa “aquele que marca”.

E marcante também é a participação das pessoas das mais diversas nacionalidades em um cenário onde o verbo torcer perde espaço para o celebrar: Celebrar a união entre as nações, o respeito ao próximo, sendo o esporte o grande incentivador desta corrente de amizade.
Inspirados nesse contexto, a Olimpíada do CC, que acontece de 7 a 14 de julho, será também uma grande oportunidade de abrir caminhos para exercer a cooperação, o carisma e a amizade. No ano Magis, vamos respeitar as diferenças e compartilhar o que fazemos de melhor!!!

A Semana Olímpica do Colégio Catarinense é sempre um tempo propício de formação, aprendizagem, convivência, cooperação, amizade e respeito entre os alunos e as turmas, que se preparam com intensidade, pertença, espírito participativo e colaborativo para esse grande evento curricular e pedagógico.

Com a finalidade de incentivar o desenvolvimento esportivo, social, cultural e artístico dos alunos, a intensa programação valoriza a prática esportiva, científica, cultural e relacional, enfatizando o trabalho em equipe, o respeito, a lealdade e a formação humana, ética, autônoma e cidadã dos nossos alunos. A diversidade de modalidades esportivas e intelectuais enriquecem o evento e possibilitam a mais ampla participação dos alunos, posto que, assim, suas aptidões e preferências são contempladas.

Nosso maior objetivo com este projeto educativo não é promover a competição pela competição, mas oferecer vivências pautadas em valores inacianos, que possibilitem a interação de forma plena, respeitosa, criativa e integradora, o que tanto procuramos enaltecer diariamente em nosso projeto educativo. Na concepção inaciana, a Olimpíada, como ação educativa, “converge para a formação da pessoa, enfatizando a necessidade de reconhecer as potencialidades do indivíduo e garantindo o desenvolvimento das dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica”. (PEC, 2016, n. 40, p. 49).

Especialmente neste ano de Copa do Mundo, que nos coloca em uma sinergia mundial e em congraçamento com as outras nações, queremos vivenciar e celebrar de forma ainda mais intensa o evento, como oportunidade de abrirmos e fortalecermos os caminhos que levam à cooperação, à superação inaciana (Magis) e à solidariedade. No Ano Magis, vamos respeitar as diferenças, solidificar amizades e compartilhar o que temos de melhor!

Dentro do espírito olímpico e da solidez dos princípios inacianos de educação, desejo que a nossa Olimpíada seja efetiva em participação, lealdade, amizade, respeito, alteridade e aprendizagem! Que seja uma semana de alegre convívio e intenso crescimento a todos!

Paz e Bem!

Afonso Luiz Silva