A Unidade de Ensino I (Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano) está tendo uma semana muito especial; além de celebrar a “Semana da Criança”, no dia de hoje (09/10), foi feita a abertura da Olimpíada dos pequenos. Esse momento fortalece, ainda mais, os laços de amizade e fraternidade, contribuindo na construção de um ambiente harmônico e saudável, propício a um processo formativo consistente, que tem no horizonte “educar para toda a vida”. Atividades como a olimpíada, segundo as características da Educação Jesuíta (n. 31), desenvolvem, nos alunos, a capacidade de cooperar com os demais, utilizando as melhores qualidades pessoais para contribuir para o maior bem de todo o grupo.

Faltava pouco tempo para o início da cerimônia de abertura, e as crianças já estavam ansiosas. Cada turma conduziu uma bandeira cujo tema principal foi o Magis no esporte. Essa preocupação se estende a todas as atividades preparadas para essa semana: todas as atividades programadas são desafiadoras e buscam desenvolver, em nossas crianças, o espírito do companheirismo, da partilha e do viver coletivo.

Na plateia do famoso Campão, Campo de Futebol do CC, construído pelos jesuítas há 96 anos, os pais se acomodavam para firmar suas câmeras em busca do melhor ângulo dos seus filhos. Para muitos, estar ali era sinônimo de atraso no trabalho, dispensa do chefe ou, via celular, administrar seus próprios negócios entre um desfile e outro. Mais uma prova de que os pais do Colégio Catarinense dão valor à parceria com a escola, em especial, nos eventos comemorativos dos seus filhos.

Os professores também não tiraram o olho das crianças. De um jeito especial, cada uma estava na torcida para que seus alunos caprichassem no desfile, mas também se divertissem durante a execução das suas coreografias. A cada grito de entusiasmo, levantada de braços ou bater de palmas, ficou nítido o envolvimento dos educadores.

Neste ano, a Coordenação da Unidade de Ensino I optou por dividir a cerimônia de abertura em dois momentos distintos, atendendo o público da manhã e da tarde, de forma específica. O desfile da manhã iniciou-se às oito horas e trinta minutos com o desfile da bandeira olímpica, sendo carregada pelos atletas Arthur Faraco da Silveira (5ºA), Gustavo Arquer Giacometti (5ºC), Maria Julia Prazeres dos Santos (5ºB) e Carolina Sacheti Wernke (5ºB). Em seguida, o atleta Vinícius de Paula Barbieri (5ºA) e a atleta Ana Clara Elias Acorcci (5ºB) acenderam a Pira Olímpica. O juramento matutino foi feito pelos atletas Rafael Schuck Hanh (5ºC) e Julia Chang Wayhs (5ºA). No período vespertino, o desfile teve início às 14 horas, contando novamente com a participação da banda da Polícia Militar. O evento seguiu a mesma programação do período matutino, sendo a bandeira olímpica carregada pelos atletas Lucas Napoli Cordeiro (5º E), Eduardo Lincks Siqueira (5º D), Beatriz Torres Maldonado Piaz (5º F) e Sofia Manara Pereira (5º F). Na sequência, os atletas Roberto Becker Teixeira (5º E) e Isabella Venancio Santana (5º F) ascenderam a Pira Olímpica e João Pedro de Oliveira Delfos (5º E) e Júlia da Silva Lopes (5º E) fizeram o juramento.

Estavam também presentes, na cerimônia, a Direção-geral do Colégio Catarinense, a presidente da Associação de Pais e professores do Colégio, a Banda da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, os coordenadores das unidades, educadores, familiares e amigos. O Diretor-geral, Padre Mário Sündermann, SJ, aproveitou a oportunidade para saudar todos os presentes e, de modo especial, às crianças, que, para ele, são a razão maior desta Olimpíada. “Os jogos e o lazer formativo fazem parte do jeito inaciano de educar. Nesse sentido, desejo que esta semana olímpica tenha a marca da alegria e da festa. Que ela fortaleça os valores da solidariedade e promova uma vida mais saudável e feliz às nossas crianças” (Pe. Mário, Diretor-geral do CC).

Galeria de fotos 01