No dia 06 de outubro, ocorrerá, na Igreja de Santa Catarina de Alexandria, a missa de abertura da campanha Outubro Rosa. Assim como no ano passado, também neste ano, esperamos que todos se sintam incluídos e adiram à campanha. Sabemos o quanto a prevenção (saúde/alimentação/exercícios) e as consultas médicas periódicas são importantes, mas é preciso estimular a divulgação.

Vale lembrar que o Outubro Rosa é um movimento popular, conhecido internacionalmente. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades. Esse movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados planejavam ações isoladas referentes ao câncer de mama e à mamografia no mês de outubro. Com a aprovação do Congresso americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

          

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, a Corrida pela Cura é promovida anualmente na cidade (www.komen.org). Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram a comemorar e promover a causa.

No Colégio Catarinense, a Igreja de Santa Catarina de Alexandria, na pessoa do Pe. Clóvis está vendendo camisetas – pelo preço de vinte reais – para aqueles que se interessarem em ajudar a campanha.

As camisetas rosas poderão ser utilizadas por alunos, professores e funcionários, no decorrer deste mês, sempre às terças e sextas-feiras.

Junte-se a nós no combate e na prevenção do câncer de mama. Contamos com sua participação!