Os alunos da 2ª série do Ensino Médio tiveram uma oportunidade ímpar de assistir a uma palestra do renomado professor e geógrafo Elian Alabi Lucci, cujo tema era “A leitura do mundo e a leitura para a vida na sociedade do conhecimento“. Prof. Elian enfatizou, em vários momentos, que, no mundo atual, muita criatividade é necessária, assim como foco e discernimento na escolha que os jovens farão para o seu futuro profissional. “Sem dúvida nenhuma, foi um momento de muito aprendizado e troca de experiências com nossos alunos”, afirmou o professor de Geografia Delamare de Oliveira Filho.

Depoimento de alguns alunos sobre a importância e a relevância do evento:

Carolina Hormann – 2º C

“O professor Elian Lucci, em sua fala, mostrou-nos que hoje, em um mundo excessivamente materialista, devemos trabalhar principalmente com a criatividade, porque é ela quem irá nos diferenciar dos demais. Outro ponto importante, destacado por ele, é que, infelizmente, neste mundo tão tecnológico, não usamos nosso cérebro como deveríamos, mesmo porque, com as tecnologias atuais, isso não parece ser necessário. Com isso, o professor fez-nos parar e pensar que o tempo é valioso e que este mundo relatado por ele está à nossa espera e cabe a nós sabermos aproveitá-lo”.

Camila Ferreira – 2º C

“vivemos numa era pós-industrial em que é necessário aprender que o tempo é valioso, que precisamos usar mais o cérebro e ter mais criatividade. É preciso aprender que ter foco e discernimento é fundamental para a formação completa do ser humano. O professor trocou ideias e experiências com a turma e, principalmente, mostrou o futuro que nos espera e que cabe a cada um de nós decidir o modo que queremos usufruir. O  mundo precisa, hoje, de indivíduos criativos e de empreendedores”.

Felipe Lambert de Faria – 2º A

“Tivemos o privilégio de desfrutar do conhecimento de um dos professores de Geografia mais bem conceituados do Brasil, autor de diversas obras, inclusive do livro adotado pelo Colégio Catarinense no primeiro e segundo ano do Ensino Médio, o professor Elian Lucci. Em sua palestra, o professor Elian falou sobre a extrema importância do conhecimento na atualidade, a situação do mercado de trabalho e quais foram as mudanças ocorridas que desencadearam este novo cenário mundial, que valoriza cada vez mais quem busca o conhecimento e sabe ler as tendências do mundo. Essa  missão ficou mais concreta após a palestra com o professor Elian. A importância desse encontro para os alunos vai além da interessante discussão do mundo globalizado em que vivemos. A palestra mostrou-se fundamental, uma vez que estamos em uma posição que requer uma análise a fundo do contexto do mercado de trabalho, pois nossas escolhas de agora serão determinantes para nosso futuro sucesso no mercado de trabalho”.

Ao lado esquerdo do Professor Elian, estão Nicolas, Carolina e Prof. Delamare.  À sua direita, o Prof. Rodrigo (Coordenador Adjunto da Unidade II) e a aluna Camila.