Os(as) alunos(as) do Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, com a parceria da enfermeira do CC, participam, hoje (06/05), de uma palestra sobre Primeiros Socorros. Durante a apresentação, as crianças contribuem com o projeto, relatando fatos ocorridos com eles(as) ou com as pessoas mais próximas deles(as).

Fernanda, enfermeira do CC há 17 anos, aproveita o tema para dar dicas, como: não correrem nos corredores, não pularem escadas, não brincarem no banheiro ou não correrem na rampa do colégio. Ela ainda alerta para que joguem/brinquem com cuidado para não se machucarem.

Graduada pela UFSC, Fernanda da Silveira Rocha afirma que o bate-papo acontece há cinco anos, sempre no início do ano letivo: “Eles(as) questionam e exemplificam muito, mas a maior dúvida é sobre o atendimento em caso de queimaduras, sangramento nasal e fraturas. Procuro enfatizar os acidentes domésticos, e é perceptível uma mudança muito grande de comportamento dos(as) alunos(as) após as palestras. Eles(as) ficam mais calmos e resolvem melhor as situações de emergência”.

O projeto é uma parceria da disciplina de Educação Física, da Unidade I, com o ambulatório do CC. “Em todos os momentos em que estamos no Colégio, trabalhamos a conscientização. Quando observamos o perigo, tentamos prevenir para que ele não se efetive. Ensinamos aos(às) alunos(as) que também solicitem a ajuda aos outros. Durante as aulas, conversamos ainda sobre alimentação saudável e desenvolvimento corporal”, complementaram os(as) professores(as) de Educação Física Paulo Goulart, Rosângela Nagel, Simone Leon e Michelli.

A palestra da enfermeira do CC sempre começa com a frase “FAZER AOS OUTROS O QUE GOSTARÍAMOS QUE FIZESSEM POR NÓS”. “Isso faz com que eles(as) mudem de comportamento e sejam mais solidários(as), principalmente quando um/uma colega precisa de socorro ou atendimento”, compartilha Fernanda.