No caminho para a renovação, colaboradores do Colégio Catarinense participaram, no último final de semana, do Encontro de Formação para apresentação do PEC − Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação. O repasse de informações sobre o PEC vem acontecendo no Colégio desde o lançamento do Projeto, no último mês de agosto. O novo documento corporativo  transforma colégios e escolas jesuítas em uma rede de centros de aprendizagem integral, constituindo-se, dessa forma, um caminho inovador, que reorganiza os espaços, tempos e práticas pedagógicas.

14572771_1471904482824734_4665741743683652458_n

Na perspectiva da formação de pessoas competentes, conscientes, compassivas e comprometidas, o PEC traz, para o educador, um novo olhar pedagógico, um olhar para o fortalecimento da educação básica. O novo projeto abre espaço para as reflexões da sociedade contemporânea, convida o profissional da área pedagógica para um momento novo, com ênfase nas múltiplas linguagens, na sustentabilidade e na educação ambiental. Os processos de aprendizagem são reavaliados e toda a comunidade educativa é protagonista do processo educativo, que convida para os desafios deste século.

Para elaborar o PEC, profissionais de todo o Brasil vêm trabalhando em equipe desde 2013, em uma caminhada de troca de informações e muita reflexão. Agora, a implementação será feita em duas etapas: em um primeiro momento, os colégios desenvolverão uma rota de trabalho, indicando os ajustes a serem realizados; a segunda etapa será de implantação em cada unidade. Até 2020, todas as escolas deverão estar com o processo concluído. No Colégio Catarinense, a rota de trabalho já está traçada. Divididos em grupos, professores e funcionários proporão, em breve, as ações de trabalho.