Pensando na formação permanente de seus/suas colaboradores(as), no último dia 27 de março, o setor de Atendimento ao Cliente (Protocolo) participou do curso “Pessoal de Apoio – Vitrine das Escolas”, organizado pelo SINEPE/SC, oferecido aos auxiliares de administração escolar em geral, que contou com a presença de várias escolas de todo o Estado de Santa Catarina.

Do Colégio Catarinense, estavam presentes os(as) colaboradores(as) do setor de Atendimento e Relacionamento (Protocolo), da Secretaria e do pessoal de apoio à Coordenação. O curso teve como objetivo mobilizar os(as) participantes a desenvolverem e incorporarem mudanças em suas práticas diárias a fim de melhorarem o atendimento, ampliando a sensibilidade e a percepção para o papel que desempenham na escola.

O enfoque principal foi trabalhar a percepção dos participantes quanto à interdependência das relações de trabalho e dos processos desenvolvidos no atendimento, partindo do pressuposto de que todos que trabalham na instituição devem ter uma visão sistêmica, necessitando de um esforço coletivo na prestação de serviços educacionais de qualidade.

A palestrante, pós-graduada em Neurociência, ressaltou a importância da qualidade do atendimento profissional que o(a) aluno(a) e sua família devem receber da instituição, uma vez que esse momento é fundamental para o estabelecimento de boas relações e para aprofundar a parceria entre a família e a escola. A relação entre as partes precisa ser estabelecida em relação à acolhida, ao respeito, cuidado e à competência, com o objetivo de que se possam identificar as necessidades e expectativas das famílias e colocar-se a serviço delas e do processo educativo.