Mostra de trajes típicos, gincanas, exposição de fotos, culinária, apresentações teatrais, danças, palestras, mostra de filmes e muito bate-papo foram as atividades desenvolvidas durante a Semana da Língua Alemã, que aconteceu no Colégio Catarinense de 9 a 13 de abril. Os eventos empolgaram os alunos, que viram novas oportunidades a partir do conhecimento de outra língua.

A Semana da Língua Alemã, organizada pelas embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus Consulados e parceiros culturais no Brasil – está na terceira edição. A iniciativa organizou mais de 450 eventos em todo o País, com o objetivo de oferecer ao público a experiência com a beleza e a diversidade do idioma alemão, já que se trata da língua mais falada na Europa.

Atento à formação integral de seus alunos, o CC aderiu à proposta novamente e conquistou o público presente. “Aprender uma língua estrangeira significa experimentar novos lugares, construir novos sentidos, dialogar com o outro. Nesse sentido, iniciativas como o evento da Semana da Língua Alemã despertam esse movimento, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e experimentar a língua e a cultura alemãs”, disse a professora Elaine Cristina Roschel Nunes, professora de Alemão e uma das organizadoras do evento no Colégio. Segundo ela, os alunos que participaram da Semana estavam motivados e, a partir de agora, devem investir ainda mais no aprendizado da língua.

A professora Luciane Probst, que também fez parte da equipe organizadora, lembra que a integração do grupo mereceu destaque durante todo o evento, que se encerrou com “chave de ouro” no sábado, em Bombinhas, em evento organizado em parceria com o Colégio Barão, de Blumenau. Trata-se de um momento de descontração que, certamente, resultará em muitos diálogos em alemão.

No CC, o ensino da língua confunde-se até com a origem da instituição. Já em 1906, a disciplina era ofertada aos alunos do então “Ginásio Santa Catarina”, sendo interrompida entre 1938 e 1998. Há 20 anos, ocorria o retorno dessa oferta, reincorporada à matriz curricular do Ensino Médio até hoje. Um ponto de inflexão importante, porém, ocorreu há 10 anos, quando o CC firmou a parceria com o PASCH. O projeto, que é do governo da Alemanha, engloba cerca de 1.500 escolas mundo afora, nas quais o alemão como língua estrangeira tem grande prioridade.

Com essa iniciativa, jovens estudantes de alemão de todo o mundo devem ser capazes de promover uma troca de vivências aberta e animada. No CC, essa parceria já proporcionou a dezenas de estudantes a realização de intercâmbios para a Alemanha, com bolsa de estudos.

Nossos parabéns especiais vão aos que se apresentaram na noite cultural: Luiz Felipe Scheidt, Nicole Buss, Isabela Corrêa, Luna Margotti, Pedro, João Sarda, Rafael Rodrigues, Enzo Ghizoni, João Vicente Gomes, Anna Damian, Aurora L. Letsch, Isadora Naschenweng, Lucas Moreira Ribeiro, Maria Augusta D. M. dos Santos, Eduardo M. Reitz, Brunno T. Mota, Lara Stüpp Schweitzer, Taís Kretzer e Vicenzo Dallazen.