Aconteceu ontem, às 16h20min, no Plenário da Câmara Municipal de Florianópolis, a Sessão Solene de posse dos vereadores-mirins. O presidente da Câmara, Erádio Manoel Gonçalves, destacou a importância do projeto Vereador-mirim, aprovado por resolução em dezembro de 2005, com a finalidade de aproximar a Câmara Municipal de Florianópolis dos alunos da rede de ensino da Capital, bem como de suas respectivas famílias e escolas. O projeto também visa a estimular os jovens a participarem dos problemas da Cidade, formando cidadãos conscientes e possíveis lideranças políticas.

O Colégio Catarinense também esteve presente nesse projeto, e a participante foi a aluna Isadora Bento da Silva Luize, aluna do 8º ano C, que, entusiasmada e cheia de ideologias, destacou: “… Estou participando do projeto Vereador-mirim pois ele busca formar cidadãos conscientes e que tenham alguma intenção de, um dia, trabalhar na política. Estou muito feliz por estar participando e agradeço muito ao Colégio Catarinense, por ter me dado muito apoio. Pretendo fazer vários projetos e ajudar minha cidade hoje, enquanto vereadora-mirim, e também futuramente, quando ocupar algum outro cargo.”

A atual coordenadora do projeto, Nara Regina Lang Livramento, em entrevista, destacou que “Esse projeto tem o objetivo de aproximar o jovem do Poder Legislativo Municipal, mostrando todas as atividades que são exercidas pelo vereador, desde a fiscalização até a elaboração de projetos em prol dos bairros e do município”.

Durante a sessão, esteve presente também o coordenador-adjunto da Unidade de Ensino II, professor Marcos Andrade, na ocasião, representando o Colégio Catarinense. O coordenador parabenizou a aluna por sua dedicação e empenho em tornar-se uma cidadã mais consciente de seu papel na sociedade. Estiveram presentes também os pais da aluna, Alessandro Luize e Ana Cristina Bento da Silva Luize, que manifestaram emoção e alegria pela mais nova vereadora-mirim da cidade de Florianópolis, empossada em 02 de março de 2015, às 17h, no Plenário da Câmara Municipal de Florianópolis.