O Colégio Catarinense teve uma excelente aprovação no último vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina. Do total de alunos inscritos, concluintes da 3ª série em 2013, aproximadamente 27% foram aprovados. Aliado a esses números, mais de 50% desses alunos obtiveram êxito nos demais concursos vestibulares (ACAFE, UDESC, IFSC, CESUSC e outras instituições de diferentes estados).

Isso revela uma formação sólida e afinada com as necessidades de jovens que enfrentam, pela primeira, vez esse tipo de desafio. Somos a escola que mais aprova alunos em seu primeiro vestibular.

A coordenação da Unidade de Ensino II e o Serviço de Orientação Pedagógica do Colégio Catarinense são unânimes em afirmar que a educação visando à formação integral é responsável por esse sucesso. “Nossos alunos são jovens que se expressam em múltiplas linguagens, relacionam conteúdos e situações de aprendizagens, realizam leituras de mundo embasados em conhecimentos não enciclopédicos e se interessam profundamente pelos demais, demonstrando a construção de valores éticos e cristãos”, afirma Pedro Baesso, coordenador do Serviço de Orientação Pedagógica do CC.

A formação coerente e apurada foi o que encantou a família do aluno Felipe Gabriel de Oliveira. O jovem foi aprovado para o curso de Direito da UFSC, sendo o primeiro colocado de sua turma. Felipe também obteve aprovação, em 1º lugar, no curso de Direito da UNISUL e já planeja a construção de uma carreira jurídica.

Felipe Gabriel não fez nenhum tipo de formação suplementar ao que lhe foi oferecido pelo CC. “O segredo está em estudar por prazer, e não apenas para passar em provas e testes específicos. Eu estudava diariamente, revendo os conteúdos trabalhados no dia. Gostava, também, de ler a matéria antes de o professor explicá-la pela primeira vez, para já estar familiarizado com ela. No entanto, não deixei de sair com os amigos, ir a festas ou ao cinema. O processo de preparação para o vestibular foi muito tranquilo”, afirma o rapaz.

Para a mãe, a psicopedagoga Izabelli C. F. de Oliveira, Felipe Gabriel foi muito bem preparado pela escola, mas considera o apoio e o respaldo da família como elementos decisivos para o êxito do filho. “As famílias precisam se conscientizar de que apostar em uma boa escola não é suficiente. A família precisa saber orientar, acalmar, acreditar no potencial do filho, levando-o a se comprometer com sua vida acadêmica. A parceria entre uma escola séria e coerente e uma família presente é que faz realmente a diferença”.

Durante o período de preparação para o vestibular, Felipe Gabriel, sempre muito dedicado, ainda conseguiu tempo para estudar inglês e continuar as aulas de alemão. O rapaz já esteve na Alemanha, agraciado por uma bolsa de estudos concedida pelo Instituto Göethe em parceria com o CC, quando estava no 9º ano do Ensino Fundamental. Na incessante busca pelo conhecimento e sem desejar tempo para o descanso, Felipe planeja construir a futura carreira a partir dos valores que aprendeu no CC.

O Colégio Catarinense deseja, a todos os seus alunos e alunas aprovados nos vestibulares de 2014, um futuro de muito sucesso. Desejamos que todos possam trilhar a vida em seu sentido Magis, mantendo vivos os valores tipicamente inacianos: “a alegria da vida como busca, a capacidade de ser criativo e de inovar, a valentia de ousar e correr riscos, a coragem de viver o incompleto” (Padre Carlos Palácio, SJ, Provincial do Brasil).