Pelo terceiro ano consecutivo, a FLACSI, em conjunto com a Fundação Famílias Mundi e a CIEC, oferecem aos colégios jesuítas da América Latina o programa de estudos na Universidade de Santiago de Compostela – USC (Espanha).

Os centros educativos da Companhia de Jesus fomentam a formação de seus/suas colaboradores(as), oferecendo programas e ajuda econômica necessária para uma preparação e formação mais ampla de seus/suas educadores(as). Por isso, a direção do Colégio Catarinense proporcionou, a dois de seus educadores (Rodrigo Passos e Valmir Delfes), a participação no curso “Máster em Família”.

A parte presencial da formação iniciou no dia 07 de janeiro e se estendeu até 22 de fevereiro de 2013. Nos meses seguintes, até novembro de 2013, os educandos validarão suas práticas, escrevendo a tese final. “O conhecimento que adquiri me auxiliou no momento de interferir nas relações dos alunos e professores”, afirmou o professor Rodrigo, que já recebeu o diploma.

Já o professor Valmir agora se prepara para redigir seu trabalho. “Participar do Máster enriquece, impulsiona, solidifica e qualifica nossas práticas educativas”, revela Valmir. A função educativa da família tem sido objeto de estudo, de muito interesse, sobretudo da psicologia e da pedagogia de forma geral. A criança, em seu espaço, em seu lugar, vai aprendendo a admirar o belo, a ser verdadeira, a partilhar, e essa aprendizagem é envolta pelo afeto que os pais e adultos responsáveis dispensam a essa criança, pelas relações que se estabelecem e, muito especialmente, pelo exemplo de vida.”

Para ambos os professores, o tempo de estadia em Santiago de Compostela foi um tempo de aprendizagens, desafios e, sobretudo, de possibilidades, esperanças e busca, sempre pelo melhor e mais eficaz jeito de educar, de estar a serviço da fé e da promoção da justiça nos centros educativos da Companhia de Jesus, principalmente no Colégio Catarinense. Eles ficaram hospedados na Hospedaria San Martin Pinário, antigo monastério, construído no século XVI.

Foram objetos de estudo desse programa os ciclos vitais da família e sua identificação/intervenção em crianças com problemas de aprendizagem e de linguagem, as relações familiares (família, comunicação e valores), a mediação e orientação de familiares, constituição de comunidades de aprendizagem e novas tecnologias.

“Seremos eternamente gratos por participarmos desse Máster, que enriquece, impulsiona, solidifica e qualifica nossas práticas educativas.” (Professores Rodrigo e Valmir)

Bendiciones, amigos, y que regressen por otro camino.