Nesta terça-feira (20), Para intensificar as atividades relacionadas à preparação para as provas do ENEM e da UFSC, o Colégio Catarinense, através do Serviço de Orientação Educacional, proporcionou aos alunos das terceiras séries a palestra “Neurociência Aplicada a Vestibulandos”. A palestra, ministrada pelas profissionais Michelle May (Psicóloga e Especialista em Neuropsicologia) e Catarina Costa Marques (Médica especializada em adolescência e Psicóloga), abordou os seguintes temas:

– Conhecimento sobre como funciona o seu cérebro;

– Estratégias para melhorar o seu desempenho: atenção e memória;

– A ansiedade: Controle do estresse e técnicas de relaxamento.

“A ideia deste trabalho é ajudar os alunos das terceiras séries neste momento tão especial da vida deles. Especial e delicado, pois além de eles estarem encerrando o Ensino Médio, estão prestes a participar da maratona de provas, como o ENEM e o Vestibular da UFSC. Academicamente, estão muito bem preparados, mas a preparação emocional e da própria saúde física é de extrema importância. Por isso, as profissionais da saúde vieram trabalhar com os alunos, de forma prática, as maneiras de como enfrentar os próximos eventos de modo tranquilo e equilibrado. As dicas que eles aprenderam certamente irão ajudá-los nos momentos mais tensos que antecedem ao processo de final de ano”, declarou Magali Schmitz Knoll, Orientadora Educacional do Colégio Catarinense.

Para Maria Eduarda Vaz, aluna do terceiro ano I, a palestra foi muito interessante, porque esse tipo de atividade serve para guiar os alunos em um momento de necessidade, e afirmou: “Quando são recebidas as informações de uma pessoa que já tem o conhecimento de como relaxar, mostrando os melhores caminhos, a gente se sente mais confiante”.

“Eles têm que ter algumas informações sobre o sono e a alimentação, bem como saber lidar com a própria ansiedade, com a saúde, não deixar de fazer exercícios físicos, não deixar de ter lazer, porque tudo isso pode afetar o desempenho deles no vestibular”, ressaltou a profissional Catarina Costa Marques.