O Projeto Curiosidade Premiada, da Unidade de Ensino I, é baseado no livro “Curiosidade Premiada”, que conta a história da personagem Glorinha, uma menina muito curiosa. Glorinha quer saber de tudo, entender o porquê das coisas, mas seus pais já não sabem o que fazer com tantas perguntas, até perceberem que a curiosidade também pode ser positiva.

Os professores trabalham justamente com esta proposta, de instigar a curiosidade dos alunos para intensificar aprendizados e descobertas. A partir desse contexto, os alunos do 1º ano C escolheram estudar sobre a China, e a equipe pedagógica escolheu a Oficina do Aprendiz, localizada no Campeche, para realizar essa vivência.

A Oficina do Aprendiz é um espaço interativo, onde os visitantes podem manusear e experimentar, com orientações especializadas, centenas de desafios e jogos de tabuleiro de todo o mundo. O objetivo desse espaço interativo é ser um centro de experimentação, criação, captação e divulgação deste universo de instrumentos de construção do saber.

Durante a visita, os alunos tiveram uma aula com o professor Cláudio Sausen Mallmann, que apresentou jogos de origem chinesa como Go, Xo Dou KI e Xiang Ki. Os alunos puderam, ainda, visitar a oficina dos jogos e brinquedos e assistir à confecção de uma piorra, que é um brinquedo semelhante ao pião. O envolvimento e a aprendizagem dos alunos foram tão intensos e enriquecedores que, ao final da visita, alguns alunos disseram que gostariam de morar na China.