Concluído o ciclo de seminários do PEC na dimensão da Formação Cristã, os diretores, coordenadores, Serviços e funcionários convidados se reuniram na segunda-feira (08), com o objetivo de elaborar um conjunto de eixos/propostas comuns que subsidiarão a redação do Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação (RJE) no Brasil.

O objetivo do trabalho é revisitar os documentos que fornecem a base para o trabalho das escolas jesuítas, respondendo à necessidade de atualizar a proposta educativa dos colégios da RJE, apontando para novos desafios para o século XXI. Os integrantes da reunião de disseminação no Colégio Catarinense puderam conhecer as grandes linhas de discussão que animaram as duas edições dos seminários do PEC, realizados no Rio de Janeiro, em abril e maio de 2015.

O processo de disseminação da experiência dos seminários deve, ainda, contemplar as lideranças dos diversos setores e os colaboradores, além de todo o corpo docente da escola. No processo de disseminação, foi partilhada a experiência de participação nos seminários e apresentado o mapa conceitual consolidado. Durante os seminários, os quatro focos da proposta educativa da Companhia de Jesus em nível universal (formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas) foram apresentados e desenvolvidos a partir de um mesmo eixo: a educação integral.

A disseminação do processo vivenciado nos seminários tem como objetivo socializar a experiência da participação, apresentar os indicativos consolidados e inserir ainda mais a comunidade escolar no processo de construção da proposta.