Membros da comunidade educativa do Colégio Catarinense participaram, nos dias 16 e 17 de abril, do Seminário PEC Dimensão Formação Cristã no Rio de Janeiro. Os seminários – que acontecem em abril, maio, junho e agosto – têm como objetivo construir um documento que reveja e reposicione o trabalho apostólico da Companhia de Jesus na área de educação básica e, ao mesmo tempo, oriente e norteie as necessidades de renovação, ajuste e qualificação do que existe hoje. Constituída no início de 2014, a Rede Jesuíta de Educação agrega 17 unidades educativas, atuando desde a Educação Materno-Infantil até o Ensino Médio.

Durante os seminários, os quatro focos da proposta educativa da Companhia de Jesus (formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas), em nível universal, foram apresentados e desenvolvidos a partir de um mesmo eixo: a educação integral.

“A participação no Seminário do PEC – Dimensão Acadêmica foi um momento privilegiado de reflexão e experiências educacionais. A relação entre a espiritualidade Inaciana e a pedagogia foi à tônica dos trabalhos desenvolvidos. A educação do século XXI apresenta novos desafios que serão respondidos com qualidade e intensificação da formação do indivíduo inaciano. Foram momentos de autoavaliação e surgimento de propostas que visavam a aumentar a excelência dos centros educativos da Companhia de Jesus. Outro aspecto relevante foi a formação dos grupos: todos os educadores eram de diferentes colégios da Companhia de Jesus, o que permitiu uma diversidade de experiências e relatos que contribuíram para o surgimentos de ótimas propostas e encaminhamentos. Educação e a missão evangelizadora caminham juntas na Companhia, e esses seminários reforçam o alcance do magis e da excelência educacional”, declarou José Francisco Albino, professor do Colégio Catarinense.

Neste mês de maio, acontecerão os encontros de formação Pastoral e Administrativa nos dias 11 e 12 de maio; e, para 2016, está previsto o cronograma de implementação da proposta.