O mês de novembro foi especial para as turmas de 5º ano das professoras de Língua Portuguesa Lisane Anes Romero e Lídia Márcia Alves Velleda Rodrigues. Seus alunos colocaram em prática conhecimentos e habilidades literárias e a capacidade de escrita na produção de peças teatrais, trabalhadas nas aulas.

Buscando a integração entre as disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa e entre os projetos “Jovens leitores… Escritores em ação” e “Circulando pelo Brasil: histórias e contos das regiões brasileiras”, o encaminhamento do trabalho para a produção das peças partiu dos estudos que os alunos fizeram sobre as regiões do Brasil.

Para isso, pesquisaram-se diferentes lendas referentes a cada região, as quais, nas aulas de Língua Portuguesa, foram transformadas em peças teatrais, observando, com muito cuidado, a estrutura composicional de uma peça teatral durante a escrita dos roteiros.

Depois dos roteiros prontos, as professoras, juntamente com seus alunos, partiram para os ensaios, a composição dos cenários, os efeitos sonoros apropriados e as luzes. Além disso, observou-se, principalmente, a postura de cada aluno ao representar as personagens e a leitura fluente do narrador.

As peças teatrais foram apresentadas para as turmas de 3º ano, que aprenderam um pouco mais sobre o que são lendas, as regiões do Brasil e a riqueza do nosso folclore. Assim, alunos de ambas as séries enriqueceram-se com base na troca de experiências e conhecimentos.