Os colégios da Rede Jesuíta de Educação, pautados na Pedagogia Inaciana, visam a oferecer uma educação e formação de qualidade, preparando seus alunos para viver com consciência e responsabilidade o mundo que nos toca.
Sabemos da importância de favorecer uma formação contínua aos educadores que vivem esta nobre missão de ajudar, formar e educar. É por isso que o Colégio Catarinense oferece uma formação contínua aos seus colaboradores. Um exemplo é o projeto “Nas Pegadas de Santo Inácio”, que existe há vários anos e atende os educadores dos três colégios jesuítas situados no Sul do Brasil: Colégio Anchieta, de Porto Alegre; Colégio Catarinense, de Florianópolis; e Colégio Medianeira, de Curitiba.
Trata-se de um projeto dividido em cinco tempos, que oferece aos educadores um curso sobre a espiritualidade inaciana e a experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Assim, os Exercícios Espirituais são a base e fonte de inspiração da Pedagogia Inaciana.
Entre os dias 17 e 22 de julho, foi realizado o quinto tempo das Pegadas, com os Exercícios Espirituais aos educadores dos três colégios jesuítas. O retiro teve como local a Casa de Retiro Morro das Pedras, em Florianópolis, e teve como orientador o Pe. Nereu Fank, SJ.
Segue abaixo o testemunho do professor Carlos Gregório dos Santos Gianelli, do Colégio Catarinense, sobre a experiência:
“O projeto ‘Nas Pegadas de Santo Inácio’, ou como carinhosamente chamamos ‘Pegadas Inacianas’, possibilitam ao colaborador de uma obra da Companhia de Jesus um encontro privilegiado com os ensinamentos de Santo Inácio. Após dois anos e meio e de ter cumprido os cinco ‘tempos’ (etapas) dessa caminhada, passei a valorizar cada vez mais a experiência do retiro. Esses últimos meses foram de intensa reflexão, sendo que o pensamento de Santo Inácio que mais me marcou foi: sentir e saborear intensamente todas as coisas. Recomendo essa experiência para todos que buscam uma reflexão profunda de sua vida à luz da espiritualidade inaciana.”