No último sábado (19), educadores do Colégio Catarinense participaram do Projeto Sistêmico, que teve como tema as relações interpessoais. O encontro tem como objetivo promover a unidade institucional, além de oferecer momentos de formação para professores e funcionários.

A equipe de Pastoral do Colégio conduziu o momento da oração inicial refletindo o papel do líder que incentiva a superação. Padre Mário Sündermann, SJ, Diretor-geral do Colégio, destacou a relação pessoal com Deus e com o próximo e a consciência do educador inaciano neste processo.

“Somos um corpo com muitos membros e de diversas relações na vida pessoal e profissional. Isso reflete no cotidiano dessa obra que não se iniciou e não terminará conosco. Muito do que cada um está plantando hoje, talvez será reconhecido somente daqui há 30, 50 ou 200 anos, da mesma forma como olhamos e celebramos as sementes semeadas há mais de 100 anos neste solo”, refletiu Padre Mário.

Após o intervalo, o grupo foi dividido para o momento de formação. Colaboradores do setor administrativo participaram do encontro com o professor da Unisul, Jaci Rocha Gonçalves, que trabalhou o tema “Alegria de Servir e Sabedoria da Vida”, destacando a importância do trabalho de cada um na vida de um Colégio. Já os professores acompanharam o professor Airton Pozo, Diretor-geral de ensino da ULBRA, que falou sobre Neuropedagogia e motivação: “um novo olhar sobre o papel do professor e a importância na aprendizagem”.