Sem Título-1

Após dois anos de estudo e muita aprendizagem, a aluna Isadora Bento da Silva Luize, de 15 anos, concluiu o projeto    “Vereador Mirim”, da Câmara Municipal de Florianópolis. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada na Câmara Municipal de Florianópolis, no último dia 29, e contou com a presença de autoridades, diretores de colégios e alunos de escolas municipais e particulares.

O projeto foi instituído pela Resolução nº 1066, de 09 de dezembro de 2005, e tem como objetivo promover a integração entre a Câmara Municipal e os alunos da rede de ensino de Florianópolis, a fim de contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, para o desenvolvimento do senso crítico e ético do jovem parlamentar, estimulando-o a participar da construção de uma sociedade mais digna.

Para participar do projeto, as escolas escolhem um representante, entre os alunos de 5ª a 8ª série, com idade não superior a 15 anos, e fazem um comunicado à Câmara Municipal até a segunda quinzena de novembro de cada ano. Os titulares tomam posse na segunda Reunião Ordinária, no mês de fevereiro, realizada na Câmara Municipal. Por meio de sorteio, são definidos os vereadores da Câmara Municipal que serão padrinhos dos vereadores-mirins. Os padrinhos apoiam seus afilhados, aprimorando o aprendizado sobre o município e sobre as atribuições dos poderes constituídos.

A aluna do Colégio Catarinense, Isadora Luize, do 9º ano D, conta que o projeto ensina aos alunos como é o dia a dia de um vereador, o seu trabalho e o processo de elaboração das leis. O projeto também oferece palestras sobre assuntos que fazem parte do cotidiano, como oratória, meio ambiente, cidadania e muito mais. “Foi um projeto muito importante. Tive chance de conhecer diferentes realidades e aprender sobre diversos assuntos. Depois que o projeto finalizou, percebi que me tornei uma cidadã mais consciente”.

A empolgação foi tanta com o projeto que a aluna confessou estar interessada em, futuramente, candidatar-se como vereadora de Florianópolis. A Direção do Colégio Catarinense, presente na cerimônia, parabenizou a todos pela iniciativa.