Qual o sentimento quando se viaja 10 mil quilômetros durante 12 horas para participar de um curso de Alemão, em um país do qual só se ouviu falar em sala de aula? É difícil responder!
Porém, alunos do Colégio Catarinense se encheram de coragem, arrumaram a mala e decolaram rumo à Alemanha. No começo, alguns sentiram falta dos pais e amigos e até choraram. Mas, depois de três semanas, muito mais lágrimas rolaram ao saberem que precisavam se despedir dos novos amigos, que, em poucas horas, estariam espalhados por todo mundo.

A professora Lourdes participou do encontro de 101 crianças, 7 Orientadores, 2 estagiárias, 7 professores, 19 professores acompanhantes em Sankt Andreasberg. Mais de 130 pessoas de 23 países passaram três semanas na floresta do Harz, precisamente em Sonnenberg, que quer dizer Montanha do sol. Devido às frequentes chuvas, apelidaram-na de Regenberg, isto é, montanha da chuva.  Os alunos participaram de Oficinas Culturais, como teatro e máscara e passeios a Goslar, Göttingen, Duderstadt, Wernigerode, Wolfsburg e Braunschweig.

Pela primeira vez, o PASCH do Brasil oportunizou a ida de quatro crianças, entre 12 e 14 anos, para a Alemanha, acompanhados pela professora Lourdes Schwade Sufredini, professora de alemão do Colégio Catarinense.

Os demais alunos que viajaram para Alemanha recebidos e acompanhados pelo Instituto Goethe das cidades de Freiburg, Schlitz, Schwäbisch Hall, Duderstadt e Dresden.

“Depois dessa rica experiência, certamente ninguém voltou igual. Todos melhoraram seu aprendizado em Alemão, fizeram novas amizades e, quem fez a prova do Fit in Deutsch, passou. Parabéns a todos por mais essa conquista!”, partilha a professora Lourdes.