Em 2011, com a campanha “Um dólar pelo Haiti”, o Colégio Catarinense aderiu oficialmente ao projeto Inacianos pelo Haiti. Esse projeto foi idealizado pela Federação Latino-americana e do Caribe de Colégios Jesuítas (FLACSI), cujo principal foco é melhorar a educação das crianças haitianas.

Este ano, a campanha tem como tema “Uma Pom Pou My Profe” – Uma maçã para meu professor –, cuja meta é ajudar na melhoria do trabalho dos professores no Haiti e colaborar com a reconstrução da educação das crianças haitianas. A segunda etapa da campanha terá duração de dois anos (2015-2016) e atenderá a 14 escolas, 130 professores e 3.580 crianças desse país, através do apoio à missão Fé e Alegria Haiti.

Várias ações estão sendo programadas pela comunidade educativa do Colégio Catarinense, a qual contará com a colaboração da APP/CC (Associação de Pais e Professores do Colégio Catarinense), da ASIA (Associação dos Antigos Alunos), do Grêmio Estudantil Teotônio Vilela, do Grupo Escoteiro Anchieta, da AF/CC (Associação dos Funcionários do CC), da AP/CC (Associação dos Professores do CC) e da Igreja Santa Catarina de Alexandria.

Participe e colabore na reconstrução da educação das crianças haitianas!

CRONOGRAMA DA CAMPANHA:

• Em dois finais de semanas (09 e 10 de maio; 16 e 17 de maio), nas celebrações eucarísticas, na Igreja Santa Catarina de Alexandria. As coletas serão revertidas para a campanha Inacianos pelo Haiti.

• 16 de maio – Dia de Integração e Ação Social da Unidade de Ensino II: Os alunos do Ensino Médio farão uma arrecadação de dinheiro em prol da campanha.

• 26 de maio – Café Solidário. A Unidade de Ensino I organizará este evento.

• 28 de maio – Café Solidário. A Unidade de Ensino I organizará este evento.

• 27 de junho – Festa Junina da Unidade de Ensino I. Um percentual do lucro da festa irá para o Haiti (25%).

• 15 de agosto – Sopa Solidária em prol do Haiti. As Associações organizarão este evento.

• 22 de agosto – Projeto Dia de Integração e Ação Social – Unidade de Ensino II. Os alunos do Ensino Fundamental II farão a arrecadação com as turmas do 6º ao 9º ano.

• Os pais dos alunos da Unidade de Ensino I organizarão uma coleta, envolvendo as famílias, e um café colonial, ambos no 2º semestre, sem datas ainda definidas.

Veja abaixo a história de Francilia, professora do Fé e Alegria no Haiti.