Faz parte do Plano Nacional de Segurança Pública (MP 2029/2000) o engajamento de toda a sociedade na luta pela diminuição da violência. Isso pode ocorrer através de um modelo de organização que preze pelo envolvimento comunitário, pelo estabelecimento de políticas descentralizadoras e pela criação de conselhos de segurança pública nos âmbitos federal, estadual e municipal, estimulando a participação dos cidadãos e a instituição de agentes comunitário de segurança pública e justiça. Nesse contexto, o Colégio Catarinense tem se preocupado com a segurança dos integrantes da Comunidade Educativa e, para isso, o Supervisor de Atividades Complementares, professor Silvio Bleyer, vem participando do Conselho Comunitário de Segurança do Centro de Florianópolis desde dezembro de 2011.

Dentre as ações do CONSEG, está a realização de colóquios e palestras acerca da necessidade de envolvimento da comunidade em programas que assegurem a sua própria segurança. Segundo Silvio Bleyer, “a população tem de se conscientizar que só se pode construir uma cultura de paz com a participação social. Não existe cidadania sem participação”. Para isso, o Colégio Catarinense promoveu uma palestra sobre Segurança Pública com a participação do Tenente Coronel Araújo Gomes, Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina.

A palestra teve como objetivo orientar as pessoas a diminuir os incidentes relacionados a furtos e roubos na região central da ilha de Santa Catarina e, durante o evento, a Direção do CC, a Coordenação da Unidade II, pais e alunos conheceram as principais ações da Polícia Militar. O Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar também refletiu sobre a importância da participação dos pais na orientação de seus filhos para que evitem ostentar aparelhos celulares, smartphones, tablets, tocadores de música e bens materiais de maior valor.

Essa foi uma oportunidade importante para que pais e alunos participassem realizando perguntas e pedindo sugestões em busca da melhora do sistema de segurança nas proximidades do Colégio, visto que o tema segurança é bastante discutido no Colégio Catarinense. Essas discussões se inserem nas orientações do Projeto Educativo Comum da Companhia de Jesus na América Latina – PEC, que, no Capítulo 3, preconiza que “os educadores não podem isolar-se em suas instituições, nem eximir-se das responsabilidades sociais e da construção da história”.

Por isso, no intuito de dialogar com as atuais necessidades das pessoas, como membro efetivo da diretoria do Conselho Comunitário de Segurança do Centro de Florianópolis, desde 2011, o Colégio Catarinense vem contribuindo para que a cidade de Florianópolis pense e tome atitudes assertivas quanto à segurança.

Sob esse aspecto, o assunto Violência Urbana já foi tratado, em 2012, na Feira Científico-Cultural. Os alunos dos 7os anos divulgaram uma pesquisa feita com 1.200 alunos e, através dos resultados, verificaram que, a cada cinco alunos, um já havia sido assaltado.

Sílvio Bleyer, Coordenador da Associação Desportiva Colegial – ADC e membro do Conselho de Segurança do Centro de Florianópolis – CONSEG/Centro, afirma que é de extrema importância a participação da comunidade nas decisões que envolvem a segurança da cidade de Florianópolis. “O cidadão florianopolitano precisa colocar em prática o compromisso com as políticas públicas, com o desenvolvimento sustentável e com a qualidade de vida”.

Dentre outras ações, acho interessante fazer uma referência a Cartilha Cidadã que fiz para o Conseg para tratar sobre a problemática dos Moradores em Situação de Rua.