O Ensino Médio Noturno promoveu, de 22 a 25 de novembro, a Semana da Comunicação e Sustentabilidade. Nela, foram desenvolvidas atividades de diferentes áreas: literatura, teatro, música, pesquisa científica e conscientização ambiental.

“Foi uma semana especial. Promovemos atividades para os alunos e suas famílias. Fico emocionada e feliz em termos este privilégio de reunir escritores, alunos, pais, professores e funcionários. Dias intensos que contribuíram para formação integral”, explica Berenice Fagundes Maciel, coordenadora do Ensino Médio Noturno.

A Semana teve um momento especial: o lançamento do 3º volume do livro TECENDO IDEIAS, PROJETANDO O FUTURO. A obra é uma coletânea de textos dos alunos do Ensino Médio Noturno, e abrange diferentes olhares e percepções da sociedade. Nela, sonhos, desejos e projetos estão expostos pela riqueza dos diferentes estilos literários.

“Agradeço aos que acreditaram na gente. Sinto-me honrada e feliz em saber que, no futuro, alguém irá ler os nossos textos e debater as nossas ideias. Pesquisamos e aprofundamos temas para a produção deste material. Construímos conhecimento e, hoje, ele também está materializado neste livro”, partilhou Maria Eduarda Xavier, aluna da 2ª série.

Padre Mário Sündermann, SJ, diretor do Colégio Catarinense, destacou o projeto da obra como confirmação da missão da Companhia de Jesus na área da educação. Segundo ele, “essa obra vai perpetuar as ideias dos alunos e o livro por eles desenvolvido será lido por professores, futuros professores, alunos e até mesmo pelos filhos dos nossos alunos-escritores”.

No encontro com autores do livro TREZE CASCAES, os alunos do Terceirão esclareceram dúvidas sobre a obra e conheceram um pouco mais da vida e do trabalho de Franklin Cascaes e dos autores dos contos. O projeto JARDINS VERTICAIS mostrou que, com criatividade, é possível aproveitar espaços e manter o contato com as plantas, seja para fins ornamentais ou para o cultivo de ervas e plantas medicinais. A V Mostra Cultural do EMN apresentou o talento artístico dos nossos alunos e, no projeto REINVENTANDO A CULINÁRIA, O LIXO NUTRITIVO, conhecemos outra vocação de alguns deles: a culinária.

Vale ressaltar, especialmente, àqueles que não vivenciaram as atividades desenvolvidas pelo Ensino Médio Noturno, que a Semana de Comunicação e Sustentabilidade acontece todos os anos.