Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, pais, alunos, professores, funcionários e jesuítas celebraram as conquistas e os sonhos de cerca de 800 alunos dos 9ºs anos e das 3ªs séries do Colégio Catarinense. A formatura é sempre um momento especial para a Comunidade Educativa, que celebra os ritos de encerramento das etapas de formação.
Os alunos dos 9ºs anos do Fundamental II celebraram as mudanças, ao relembrarem os primeiros passos na Educação Infantil, quando aprenderam a organizar o tempo, que passou a ser dividido entre brincadeiras e horários de estudo. “Chegamos ao Ensino Fundamental e nos deparamos com o grande desafio de dedicar mais tempo ao estudo que às brincadeiras. De repente, são diversos professores e tantas matérias… As exigências aumentaram, também, porque fomos mudando psicologicamente e fisicamente. Deixamos de ser crianças e nos tornamos adolescentes; agora, mudamos do Fundamental para o Ensino Médio!”, destacou o aluno Johann Schmitdinger Vieira. O discente ressaltou, ainda, os diferentes talentos que começam a brotar na vida de cada um e que, apesar de que cada colega fará a sua própria história, em todas elas estará presente o Colégio Catarinense, que também foi de seus avós e de seus pais, pois é o colégio para toda a vida…
O coordenador do Ensino Fundamental II, Humberto Luiz Sobierajski, destacou o preparo dos alunos para os diferentes desafios da caminhada de formação. “Vocês estão diante de luzes e sombras, e estão prontos para isso. Vocês deram mostras de que foram além da excelência acadêmica, promovendo a solidariedade, quando foi necessário, e isto nos orgulha como um colégio da Companhia de Jesus. Vocês comprovaram que estamos no rumo certo, formando homens e mulheres para os demais”.
Alunos comemoraram a conclusão do Ensino Médio
A noite do dia 13 de dezembro foi memorável: 150 alunos do Ensino Médio Noturno participaram da solenidade de entrega do certificado de conclusão do curso. Como foi ressaltado pelos alunos Pedro Zacheu e Danielle Moreira, os alunos do CC vivem dias tão especiais no colégio que fica quase impossível traduzir os sentimentos em palavras. “Somos vencedores por não termos desistido de nós mesmos e dos nossos sonhos. Agradecemos com veemência ao Colégio Catarinense por nos ter dado condições de sonhar com um futuro digno, concluindo o Ensino Médio no melhor colégio de Santa Catarina, que possui os melhores professores. Em breve, daremos início a um novo sonho: o da universidade”.
“Chegou o momento de celebrar a conquista e renovar os sonhos e os bons propósitos. Mantenham vivas as recordações, boas ou ruins, pois elas servirão de farol, quando aparecerem desafios maiores que os que vocês aqui viveram”, destacou a coordenadora da Unidade, Berenice Fagundes Maciel. A missão da Companhia de Jesus de frutificar os inúmeros dons plantados por Deus nos alunos dos colégios da rede também foi lembrada pela responsável pelos alunos do Ensino Médio Noturno.
Nas três solenidades, os formandos destacaram suas experiências no Colégio Catarinense como marcas que os acompanharão para toda a vida. Na última formatura, a do Ensino Médio Diurno, com seus quase 150 formandos, os alunos relembraram as atividades na Casa da Juventude Pinheiral, as Olimpíadas, as manhãs de formação e o Dia de Integração e Ação Social.
“Hoje, compreendemos o sentido da frase ‘é pra toda a vida’. A formação humana e religiosa do Catarinense nos proporcionou a consolidação de valores que vão além da excelência acadêmica e a complementam. Hoje, levamos lembranças que somente quem estudou no CC é capaz de compreender. Desta turma de formandos, sairão muitos talentos e grandes profissionais, que colherão os frutos semeados por nossos educadores, cada um ao seu tempo. Obrigado, Catarinense. Os ensinamentos e o carinho serão para toda a vida.”, foi o depoimento das alunas Julia Wolf Kurtz e Marina Machado Schmitt.
Afonso Silva, coordenador do Ensino Médio Diurno, classificou este ano como o mais intenso na vida dos formandos. “Foi um ano ainda mais especial por ter sido o último de suas vidas como alunos do Colégio Catarinense. Hoje, é tempo de agradecer a Deus e alegrar a tantas pessoas que os acompanharam nesta jornada. Hoje, vocês iniciam uma nova trajetória na jornada dos caminhos pessoais; é a fase de tomar algumas decisões. Peço a vocês que o desejo de mudar o mundo saia da utopia para ser colocado em prática”.
Nas três solenidades, o diretor geral do Colégio Catarinense, Padre Mário Sündermann,SJ, destacou particularidades na caminhada de cada grupo dentro do Colégio. “Recolhemos os sonhos de nossos alunos e educadores com carinho e gratidão. Vocês beberam do legado da Companhia de Jesus, com mais de 450 anos de apostolado educacional. Esperamos que este tempo tenha-vos preparado para transformarem a sociedade com seus conhecimentos acadêmicos e valores humanos, capazes de tornar o mundo melhor e mais justo para todos. Nosso ideal é que vocês sejam homens e mulheres competentes, conscientes, compassivos e comprometidos com esta missão”.
Os melhores alunos de 2011
Todos os anos, o Colégio Catarinense presta uma homenagem aos melhores alunos de cada sala que se destacaram em seus estudos. A homenagem é feita ao melhor aluno de cada turma, uma vez que, durante todas as atividades do ano, as premiações e classificações assim foram feitas.
No ano de2011, apontuação máxima do Ensino Fundamental II a ser obtida foi de 700 pontos. Foram condecorados os seguintes alunos:
– Do 9º ano A, obtendo 662,3 pontos, o aluno Johann Schmitdinger Vieira;
– Do 9º ano B, obtendo 651,5 pontos, a aluna Juliana Toledo Gieburowski;
– Do 9º ano C, obtendo 644,2 pontos, o aluno Mateus Pinto da Luz Ligoki Vieira;
– Do 9º ano D, obtendo 652,2 pontos, a aluna Catharina Christie Borges Jaeger;
– Do 9º ano E, obtendo 629,4 pontos, a aluna Marina Silva Tavares;
– Do 9º ano F, obtendo 626,7 pontos, o aluno Matheus Seleme Franco;
– Do 9º ano G, obtendo 690,4 pontos, o aluno Davi Gustavo Lisboa Girardi, que também se destacou como aluno com a pontuação máxima entre todas as turmas.
Da mesma forma, a pontuação máxima a ser atingida pelos alunos do Ensino Médio Noturno foi de 700 pontos. Destacaram-se os seguintes alunos, por sala:
– Da 3ª série I, obtendo 600 pontos, a aluna Priscila de Souza;
– Da 3ª série K, obtendo 598 pontos, a aluna Morgana Souza Rodrigues;
– Da 3ª série J, obtendo 608 pontos, a aluna Mariana Tamanini, que também recebeu a homenagem como aluna destaque da Unidade de Ensino com a maior média entre todos os alunos.
Para o Ensino Médio Diurno, o somatório máximo dos pontos correspondeu a 800 pontos, em 2011. Destacaram-se os seguintes alunos, por sala:
– Da 3ª série C, obtendo 706 pontos, o aluno Túlio de Abreu Burgos Gonçalves;
– Da 3ª série A, obtendo 731,1 pontos, o aluno Tiago Kretzer Walter;
– Da 3ª série B, obtendo 742,9 pontos, a aluna Ana Karoline Bittencourt Alves, que também foi a melhor aluna de todas as 3ªs séries do Ensino Médio Diurno.