A Pastoral do Colégio Catarinense e a Igreja Santa Catarina de Alexandria promoveram nos dias 27, 28 e 29 de Março a SEMANA SANTA JOVEM. O projeto teve como objetivo “proporcionar aos jovens do Colégio Catarinense a vivência mais intensa dos mistérios celebrados na Semana Santa – Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, traduzindo essa experiência em gestos concretos de serviço aos mais necessitados.” Estiveram diretamente envolvidos no projeto o Pe. Clóvis, reitor da Igreja; o Fráter Luís Carlos; os professores Sinésio, Anésio e Pedrinho; e o funcionário Fernando.

A Semana Santa Jovem foi um evento direcionado à juventude que escolheu fazer uma rica experiência de Deus através da espiritualidade da Semana Santa. Atendendo aos apelos da Campanha da Fraternidade de 2013, o projeto buscou despertar o protagonismo dos jovens na vida comunitária e eclesial, num clima de preparação para a celebração da festa da Páscoa. Nesse sentido, buscou-se unir espiritualidade e missão, fé e vida, oração e serviço comunitário. O encontro com o Cristo sofredor e ressuscitado esteve na base e no fundamento da experiência da Semana Santa Jovem, que foi também uma forma concreta de vivenciar a Espiritualidade Inaciana, sobretudo, tudo o que transcorre na 3ª Semana dos Exercícios Espirituais.

Nos três dias de realização, o projeto envolveu a participação de 100 jovens, que se engajaram nas vivências solidárias e nos momentos de celebração e oração. Na Quarta-Feira Santa, dia 27/03, foi realizada uma visita ao Asilo Ir. Joaquim, onde o grupo pôde conviver com os idosos, levando e recebendo carinho e alegria. Na volta, na Igreja, houve um rico momento de oração e partilha. Na Quinta-Feira Santa, dia 28/03, os jovens visitaram o Hospital Infantil, onde puderam, através da música e da alegria, levar uma mensagem de Páscoa às crianças enfermas e suas famílias. Depois, o grupo se dirigiu ao Hospital Nereu Ramos, onde também levou um pouco de esperança e apoio aos doentes, muitos portadores do vírus HIV e de outras doenças infectocontagiosas. No retorno, na Igreja, houve um rico momento de oração e partilha, a partir do texto bíblico do LAVA-PÉS. À noite, um grupo de jovens participou da missa do Lava-Pés na nossa Igreja. Na Sexta-Feira Santa, os jovens partiram para a Orionópolis, Instituição que acolhe pessoas deficientes e outras pessoas excluídas da sociedade. Lá foi rezada a Via Sacra com a Cruz Peregrina, momento forte de sentir a paixão de Cristo na paixão dos marginalizados dos nossos dias. Ao mesmo tempo, os jovens puderam interagir com as pessoas e prestar apoio a elas nas suas necessidades. À noite, na celebração na Igreja Santa Catarina de Alexandria, sob a coordenação do Fráter Luís Carlos, um grupo de jovens realizou a celebração das mãos, contextualizando para o nosso cotidiano o texto da paixão do Senhor. No sábado e no domingo, os jovens foram convidados a participar da missa da Ressurreição do Senhor nas suas comunidades.

Agradecemos a todos os jovens do Colégio que entenderam a proposta e fizeram da Semana Santa não só um feriado, mas uma experiência rica de vida no encontro com o Cristo Vivo, que se revela na comunhão com os irmãos mais necessitados. Continuemos “vivendo em Páscoa!”