Depois da semana olímpica, um presente para a comunidade educativa: Dia 15 de julho, às 19h30, Show Musical Anchieta, na Igreja Santa Catarina de Alexandria!

Foto: Lucas Saporiti – contato@lucassaporitifotografia.com

O Show Musical Anchieta é um grupo artístico composto por aproximadamente 60 crianças e jovens – entre cantores, instrumentistas e dançarinos, todos alunos do Colégio Anchieta. O grupo foi fundado em 18 de novembro de 1966, pelo Pe. Vicente Konzen, S.J., com o nome de “Pequenos Cantores do Colégio Anchieta” e tinha 27 meninos cantores. Poucos anos depois, passou a contar com meninas dançarinas e, aos poucos, foi tomando a forma de um belo espetáculo de canto e dança.

Ao longo de seus 50 anos de existência, o Show Musical Anchieta tem feito apresentações a plateias de diversos estados do Brasil e de quase todas as cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Já se apresentou, também, no Uruguai, na Argentina, no Chile e no Paraguai. Em 2011, fez sua estreia na Europa, com espetáculos e missas cantadas nas cidades de Roma e Assis, na Itália.

Foto: Lucas Saporiti – contato@lucassaporitifotografia.com

O Show conta com um coro de cerca de 30 crianças e adolescentes, uma banda com instrumentos, como baixo, guitarra, violão, teclado e bateria, e seu corpo de dança com mais de 30 dançarinos de variadas idades, para completar um espetáculo de movimentos, sons e cores.

A formação artística de seus integrantes é feita em ensaios sistematicamente realizados em horários especiais que não interferem na programação normal do currículo escolar de estudos no Colégio Anchieta. Portanto, o grupo constitui uma atividade extraclasse de seus integrantes, visando a desenvolver o respeito às diferentes culturas, a capacidade e o gosto artístico como parte da formação integral, inserindo-se na filosofia educacional dos Jesuítas.

Foto: Lucas Saporiti – contato@lucassaporitifotografia.com

O Show Musical Anchieta é dirigido pelo Maestro Evandro Matté, regido pela maestrina Daiana Fülber e coordenado artisticamente pela coreógrafa Marta Santana Severo. Conta também com o figurino de Teresinha Schneider, compondo um     guarda-roupa de trajes típicos e belas fantasias criadas especialmente para cada número apresentado.

Atualmente, o grupo artístico realiza o espetáculo “Um Passeio Cultural pelo Encanto de Três Cantos” que desbrava, através da música, da dança e dos elementos culturais e folclóricos, a cultura de três países: França, Espanha e Brasil.

Em 2016, o Show Musical Anchieta completa 50 anos de história. Por isso, estamos preparando momentos muito especiais que irão mexer com a emoção e o coração de quem faz parte do Show, de quem já passou pelo palco com o grupo e, com certeza, de quem ainda irá se encantar com as suas apresentações.