O Projeto de Orientação Profissional (OP) do Colégio Catarinense iniciou o ano de 2013, nas 3as séries do Ensino Médio, realizando um levantamento de interesses dos alunos por cursos universitários.

Segundo a orientadora educacional da 3ª série, Lucinéia Guarezi Mangarda, muitos alunos apresentam dúvidas a respeito da opção que melhor responde aos seus interesses e motivações. Segundo Lucinéia, “o levantamento revelou que há muitos alunos interessados em cursar a área das Engenharias, e foi pensando nisso que o Serviço de Orientação Educacional da Unidade II promoveu um encontro com Carolina Leão, membro da INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações”. “O projeto procura despertar no jovem o interesse pela engenharia, que hoje necessita cada vez mais de profissionais capacitados. É preciso de mais informação para que o aluno do Ensino Médio queira optar por um curso de engenharia”, afirma a engenheira Carolina Dionísio Leão.

Durante a palestra, realizada no auditório João Paulo II, a especialista do INATEL apresentou o mercado da engenharia e seus vários setores, como o de telecomunicações, computação, elétrica, eletrônica, biomédica, automação, controle, entre outros.

A coordenadora da Unidade II, professora Jane Lúcia Pedro, afirma que o projeto tem o objetivo de desmistificar a profissão do engenheiro. “O aluno precisa ter claro o que é engenharia, quais são suas funções e como poderá exercê-las, e ainda quais são as demandas de trabalho que mercado exige hoje”.

No decorrer do ano letivo, outras sessões do Projeto de Orientação Profissional (OP) serão realizadas visando a subsidiar nossos(as) alunos(as) acerca da escolha de seu futuro profissional.