Quando aparecem os primeiros seres humanos? Como tudo começou? Como surgiram as

 “pequenas/grandes” descobertas? Para que serviram?

Essas perguntas sempre instigaram a humanidade, e não seria diferente com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. Para encontrar as respostas, eles participam do projeto “Os Rabiscos da História”, por meio do qual buscam conhecer a vida do homem pré-histórico, estabelecendo um paralelo com a vida do homem moderno.

Um dos passos foi assistir ao filme “A Guerra do fogo”, momento em que os questionamentos e interesses sobre este assunto cresceram. Em seguida, veio o momento das pesquisas sobre as principais descobertas feitas pela humanidade a partir das necessidades que surgiram em seu cotidiano.

 “Este projeto proporcionou uma reflexão sobre a busca do homem por melhores condições de vida e organização social, na intenção de suprir suas necessidades. Pudemos, também, perceber as transformações decorrentes de sua ação sobre o meio”, explica a Orientadora Pedagógica Jeanice Schmidt Bulik.

O projeto, organizado pelas professoras Cristina Matos, Gilvana Matos, Kátia Hipólito e Kellen Locks, promoveu o Baile da Pré-História. Entre os dias 19 e 27 de junho, as turmas irão visitar o Museu dos Brunidores e oficinas líticas na praia dos Ingleses, bem como as inscrições rupestres na praia do Santinho, além de visitarem a caverna montada no quiosque da Unidade para conhecerem os trabalhos de pesquisa. A visita é aberta à Comunidade Educativa.